Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12004
Título: A casa e a convivência : etnografando numa instituição de atendimento à pessoas que vivem com HIV/AIDS em João Pessoa-PB
Autor(es): Santana, Clareanna Viveiros
Palavras-chave: ONGs/AIDS; HIV/AIDS; Enfrentamento Religioso; Etnografia
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Este trabalho busca avançar o estudo do papel das ONGs/AIDS e da religiosidade no enfrentamento do HIV. Esta é uma etnografia realizada em uma casa de apoio e acolhimento as Pessoas Vivendo com HIV/AIDS ligada à Arquidiocese da Paraíba. Nela lidamos com a dinâmica, significados, formas e performances das pessoas que são atendidas na unidade. Buscou-se compreender as relações interpessoais e a influência da familiaridade mútua das vidas uns dos outros e da convivência na casa. O trabalho utilizou a metodologia de observação direta; participação em grupos de apoio oferecidos pela casa; entrevistas devidamente autorizadas e registradas com toda a documentação necessária; bem como conversas informais. A pesquisa permitiu o conhecimento de uma realidade cheia de significados, conflitos e ações que se tecem laços de amizades, poder, solidariedade, militância e religiosidade apresentando, a Casa, como um espaço de construção de conhecimento, a educação política, bem como um lugar de refúgio e proteção para seus usuários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12004
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Clareanna Viveiros Santana.pdf938,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.