Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1200
Título: Fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento do hinterland de SUAPE
Autor(es): CARNEIRO, Fredy Bezerra
Palavras-chave: Aliança estratégica; Redes; Inovação; Hinterland; Desenvolvimento; Suape; Porto
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Bezerra Carneiro, Fredy; Gilson Gomes Feitosa, Marcos. Fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento do hinterland de SUAPE. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O objetivo do trabalho é identificar os fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento da área de influência do Complexo Industrial Portuário de Suape, Estado de Pernambuco. As questões de pesquisa que nortearam este estudo foram: a) descobrir os desafios e as condições enfrentadas no desenvolvimento dos maiores portos mundiais; b) identificar os elementos que contribuíram para o desenvolvimento do hinterland de tais portos; c) elencar os fatores críticos para se obter sucesso no desenvolvimento a partir de Suape. A fundamentação teórica utilizada baseou-se em inovação, redes e alianças estratégicas e educação, categorias formadas a partir do estudo dos grandes portos mundiais. É um estudo qualitativo exploratório com os dados primários provenientes dos setores: governos, empresas e instituições de pesquisa e ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de dez entrevistas semiestruturadas, analisadas pela pragmática da linguagem. As principais conclusões foram: a) Desenvolvimento demanda educação, formação de redes e alianças entre academias, centros de pesquisas, as diversas esferas governamentais e as empresas para promoção de inovações; b) É necessário pesquisar e educar desde o ensino básico até a pós-graduação de forma integrada com outras organizações; c) É mandatário promover a integração das organizações e instituições em todo o hinterland de Suape; d) O uso das tecnologias da informação e da comunicação promove mais capital social entre as organizações e instituições e e) é necessário inovar incrementalmente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1200
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2718_1.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.