Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11986
Title: O impacto do crescimento de equipes de software nos fatores individuais e nos processos de grupo: um estudo de caso
Authors: Dias, Fernanda Nóbrega Martins
Keywords: Engenharia de software;Fatores humanos;Impacto de mudanças
Issue Date: 5-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: DIAS, Fernanda Nóbrega Martins. O impacto do crescimento de equipes de software nos fatores individuais e nos processos de grupo: um estudo de caso. Recife, 2013. 157 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013..
Abstract: O interesse em compreender o impacto dos fatores humanos no desenvolvimento de software vem despertando interesse crescente para a realização de pesquisas. Neste cenário, a mudança ocasionada pela expansão de uma equipe pode causar alguns impactos, entre eles, estruturais (papéis, composição da equipe etc.) e psicossociais (motivação, comunicação, coesão etc.). Entretanto, para a engenharia de software, não foi encontrado nenhum estudo que analise as implicações deste tipo de mudança. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a expansão do tamanho de uma equipe de software com o propósito de identificar quais fatores impactam os membros em nível individual e em nível de equipe, do ponto de vista de gerentes de projeto, membros de recursos humanos, líderes de equipe, líderes técnicos e engenheiros de software, no contexto de um projeto industrial de desenvolvimento de software para dispositivos móveis, localizado no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Método: Foi realizado um estudo de caso, com características etnográficas, possuindo como técnicas de coleta de dados entrevistas e observações, e tendo como unidade de análise 32 colaboradores de uma equipe de desenvolvimento de software para aplicações móveis. Resultados: A pesquisa exploratória foi realizada com um estudo de caso descritivo e longitudinal, que analisou os dados através da Teoria Fundamentada (GroundedTheory). Estes dados proporcionaram a elaboração de um modelo de impacto que foi evidenciado a partir da existência de fatores que causaram impactos estruturais e psicossociais durante a expansão da equipe. Conclusão: Realizar a expansão de uma equipe sem que houvesse uma preparação com estratégias adequadas proporcionou, na equipe estudada, impactos em fatores como comunicação, composição da equipe, integração, motivação, coesão, entre outros. Nesse sentido, a realização desta pesquisa e os resultados encontrados contribuíram para o aumento do conhecimento sobre fatores que precisam de maior atenção quando estamos realizando uma expansão na equipe de software.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11986
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Fernanda Dias.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons