Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11983
Comparte esta pagina
Título : | Pilgrim: um sistema para geração e classificação de rotas de ônibus sensível ao contexto |
Autor : | BORGIANI, Felipe Silveira Mello |
Palabras clave : | Sistemas de transporte inteligente (ITS); Sistemas avançados de transporte público (APTS); Sistemas de planejamento de viagens; Contexto Computacional; UbiBus; Hill-Climbing; Algoritmos genéticos |
Fecha de publicación : | 6-sep-2013 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BORGIANI, Felipe Silveira Mello. Pilgrim: um sistema para geração e classificação de rotas de ônibus sensível ao contexto . Recife, 2013. 96 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.. |
Resumen : | O trânsito caótico das grandes cidades, especialmente em países em desenvolvimento, impacta diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, principalmente daqueles que necessitam diariamente dos sistemas de transporte público rodoviários. Diversas abordagens para amenizar esses problemas vem sido apresentadas por pesquisadores do mundo todo, na forma de diferentes propostas de sistemas de transporte inteligentes. Tendo em vista o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, aliado à expansão e popularização do uso de dispositivos computacionais portáteis como smartphones e tablets, este trabalho propõe-se a apresentar um sistema, componente do Sistema de Transporte Inteligente UbiBus, denominado Pilgrim, capaz de gerar e classificar rotas de ônibus em tempo real, e seja sensível ao contexto que permeia o sistema de transporte público rodoviário, em especial o trânsito. Para tanto, serão propostas duas abordagens utilizando técnicas de otimização da inteligência artificial, Algoritmos Genéticos e Hill-Climbing com Reinício Aleatório, para o desenvolvimento do sistema, e apresentadas a arquitetura, a modelagem e os detalhes da implementação. Este trabalho ainda apresenta os experimentos realizados para avaliar o desempenho de ambas as abordagens, comparando-as, e também uma pesquisa feita com potenciais usuários do sistema UbiBus, com o objetivo de avaliar a qualidade das rotas geradas pelo sistema Pilgrim. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11983 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Felipe Borgiani.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons