Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1184
Título: Política de esporte e lazer do Recife : a elaboração de um instrumento de avaliação
Autor(es): ALMEIDA, Brunna Carvalho
Palavras-chave: Gestão de políticas públicas; Avaliação de políticas públicas; Políticas públicas de esporte e lazer
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carvalho Almeida, Brunna; Amantino de Andrade, Jackeline. Política de esporte e lazer do Recife : a elaboração de um instrumento de avaliação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Este estudo teve como objetivo elaborar um instrumento de avaliação para a política de esporte e lazer do Recife, ao observar que uma das limitações da referida política, que completa nove anos de implementação, é a falta de uma avaliação formal que possa analisar tanto os processos desenvolvidos nesse período, assim como dimensionar o impacto dessas ações governamentais. As políticas de esporte e lazer, numa perspectiva de garantia de um direito constitucional, ainda são uma questão recente. Portanto, pode-se considerar que a temática de avaliação para o setor ainda dá seus primeiros passos. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um estudo de caso da política de esporte e lazer do Recife e, como técnica de coleta, foram realizadas reuniões de grupo focal a partir de uma pré-matriz, previamente elaborada a partir de pesquisa documental e bibliográfica. Com o desenvolvimento das discussões foram apontados elementos de análise que possibilitem uma futura avaliação da política em estudo. Os resultados indicam uma avaliação de processo, uma vez que tem-se como foco as dimensões político-administrativas da política de esporte e lazer. No entanto, o instrumental, ao passo que norteia uma avaliação, também aponta elementos para a formulação de novas políticas para o setor que deseje trabalhar na concepção do esporte e do lazer como um direito social
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1184
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo239_1.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.