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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11837
Título: Burguesia radiodifusora no Brasil: propriedade privada e direção na produção cultural
Autor(es): Sousa, Bruno Marinoni Ribeiro de
Palavras-chave: burguesia radiodifusora; indústria cultural; capitalismo dependente; esfera pública
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta pesquisa se preocupa em compreender a forma como são estruturados, em uma perspectiva dinâmica, determinados sujeitos sociais por meio da relação de propriedade privada que possuem com os meios de (re)produção cultural na sociedade brasileira. Optamos por focar em grandes empresários de comunicação de massa do Brasil, com recorte nos radiodifusores, partindo de alguns aspectos apontados em debates correntes, sejam teóricos, políticos ou cotidianos. Os eixos centrais da abordagem giram em torno da tensão instalada no interior de uma ação de classe que possui vínculos, por um lado, com um sistema de comunicação moderno expressivo do oligopolismo capitalista contemporâneo e, por outro, com uma história sócio-cultural característica do capitalismo dependente das ex-colônias latinoamericanas, marcado pela articulação entre elementos do tradicionalismo e da modernidade. Debruçamo-nos sobre cinco casos de empresários e empresas de radiodifusão, considerando que possuem traços bastante ricos para suscitar o desenvolvimento de interpretações importantes que extrapolem suas singularidades. Finalizamos com uma análise das ações específicas das entidades representativas de interesses coletivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11837
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Sociologia

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