Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11779
Title: Análise de implantação de ferramentas de produção enxuta: estudo de caso numa linha de componentes para indústria de aerogeradores
Authors: Dalia, Djan Correia Sotero
Keywords: Sistema Toyota de Produção;Produção enxuta;Indústria eólica
Issue Date: 20-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: DALIA, Djan Correia Sotero. Análise de implantação de ferramentas de produção enxuta: estudo de caso numa linha de componentes para indústria de aerogeradores. Recife, 2013. 85 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2013.
Abstract: Com o crescente mercado de energia elétrica, e dentro desse mercado a energia eólica como uma alternativa de energia limpa e renovável, a concorrência dentre os fabricantes de aerogeradores aumenta e para que se mantenham competitivos estas empresas buscam não somente investimentos tecnológicos como também melhoria de seus processos produtivos, a fim de aumentar a qualidade de seus produtos e reduzir seus custos operacionais. Nota-se nas indústrias e montadoras em geral, que as inovações dos produtos e dos processos produtivos, têm demonstrado oportunidades de melhorias contínuas, em relação aos novos conceitos e concepções de mercado. A presente pesquisa vem analisar a implantação de ferramentas de produção enxuta através de um estudo de caso realizado em uma linha que fabrica componentes para uma indústria de aerogeradores. Estas ferramentas têm como objetivo identificar perdas na produção e propiciar ganhos de produtividade. A gestão de processos focado na redução de perdas é indispensável para a sobrevivência e competitividade das organizações, pois possibilita e facilita o controle de atividades, o gerenciamento das rotinas, a tomada de decisão para alocação de recursos, redução dos custos de fabricação e atendimento as expectativas dos clientes. Um modelo de aplicação destas ferramentas foi proposto e aplicado em uma área piloto para análise de sua eficácia, assim como um questionário foi analisado em uma amostra de 96 funcionários do corpo de liderança da montadora e com o corpo operacional da área. O resultado da análise dos questionários evidenciou que a produção enxuta é um sistema de gestão que gera benefícios significativos onde aplicado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11779
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Djan Sotero Dalia.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons