Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11734

Comparte esta pagina

Título : “Diagnóstico Ambiental Sobre o Material Particulado Em Suspensão No Entorno de Pedreira: Um Estudo de Caso Em Jaboatão dos Guararapes/PE”
Autor : Melo Neto, Rútilo Pinheiro de
Palabras clave : PTS; PM10; Emissões Atmosféricas; Avaliação da Qualidade do Ar; Diagnóstico Ambiental; Pedreira e Usina de Asfalto.
Fecha de publicación : 2-feb-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente trabalho trata da avaliação de material particulado em suspensão, tomando como caso de estudo a comunidade do Engenho Santana no município de Jaboatão dos Guararapes/PE, onde ocorre a extração de rochas graníticas para a produção de brita (Pedreira), bem como a produção de asfalto (Usina). De modo geral, os processos de lavra e beneficiamento mineral das pedreiras provocam a emissão de material particulado, aumentando sua concentração no ar atmosférico. Assim, o estudo visou à avaliação dos particulados, partindo do diagnóstico ambiental sobre a qualidade do ar em área residencial do entorno desses empreendimentos, localizada no Engenho Santana. A metodologia da pesquisa aplicada nas avaliações, qualitativa e quantitativa, consistiu em visitas técnicas no período de julho a setembro de 2011, através de entrevistas de campo e análise de documentos. Outrossim, também se fez uso da técnica de Avaliação de Impactos Ambientais – AIA para a identificação das fontes emissoras de particulados, assim identificando posteriormente uma usina de asfalto como outra importante fonte emissora poluente do ar atmosférico. Dos procedimentos para as medições de campo, fez-se uso de Amostradores de Grande Volume – AGVs (ou Hivol) para medições de Partículas Totais em Suspensão – PTS e de Materiais Particulados Inaláveis – MP10 no ar atmosférico, conforme postulados pela legislação vigente (Resolução CONAMA no 03/1990) e regido pelas normas técnicas da ABNT NBR no 9547/1997 e NBR no 13412/1995, respectivamente. Foram feitas medições que consistiram de um total de 12 amostras, sendo 6 para PTS com Limite de Tolerância – LT de 24 horas; em cujo padrão secundário (150μg/m3) foi ultrapassado em apenas uma vez (177.53μg/m3); e 6 para MP10, com o mesmo LT de 24 horas, em cujo padrão secundário (150μg/m3) foi inferior ao LT, atingindo o valor (73.66 μg/m3). Da análise da concentração de PTS, baseado no índice de qualidade do ar foi revelado que 66.6% das amostras foram classificadas como REGULAR, 16.7% como BOA e 16.7% como INADEQUADA; enquanto que, as concentrações de MP10, obtiveram o percentual de 16.7% como REGULAR e 83.3% como BOA. Assim, pôde-se constatar que a área de estudo apresenta concentrações de particulados (PTS e MP10) interferentes a qualidade do ar ambiente local. Portanto, os subsídios técnicos e ambientais apresentados neste trabalho servirão para o estabelecimento de medidas de monitoramento sistêmico e contínuo das emissões atmosféricas, visando à melhora da saúde e bem-estar da população local.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11734
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mineral

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Rútilo - Dissertação.pdf4,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons