Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11712
Título: Permanência e transformação na agricultura familiar: um estudo de caso sobre a resistência dos agricultores familiares no submédio São Francisco
Autor(es): Costa, Klenio Veiga da
Palavras-chave: Campesinato; Resistência Camponesa; Agricultura de Sequeiro; Sertão do São Francisco; Petrolina
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: No Sertão do São Francisco em cada rearranjo nos processos de acumulação econômica e do poder político local, os agricultores familiares da área de sequeiro são levados a se reinventar. Sejam como vaqueiros, meeiros do algodão, colonos ou assalariados na fruticultura, estes agricultores, por secularmente viverem sob severos constrangimentos tiveram de adaptar-se a fim de garantir a relativa autonomia de seu modo de vida camponês. É objetivo desta pesquisa investigar as estratégias empregadas pelos camponeses do Sertão para viabilizar sua existência, buscando compreender os fatores que possibilitam a reprodução social deste campesinato e lhe conferem especificidade neste início de século XXI. Este trabalho se insere na discussão sobre o papel e lugar do campesinato na contemporaneidade, sob a orientação de que a modernização do campo não promoveu o fim do campesinato, mas que este ator social resiste e se recria continuamente. O estudo de caso foi realizado com agricultores camponeses residentes no Sítio Carretão, uma comunidade rural localizada na área de sequeiro do município de Petrolina - PE. Constata-se, com este trabalho, que estes agricultores seguem desenvolvendo práticas sociais para levar adiante os seus projetos de vida. Algumas das estratégias identificadas são, o trabalho familiar na agricultura como o elemento fundamental para a recriação da família e uma habilidosa apropriação das políticas públicas para mitigar os efeitos das crises produtivas desencadeadas pelas secas e a pobreza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11712
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Klênio Veiga da Costa.pdf3,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.