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Título : Comunicação Integrada de Marketing e Valor de Marca: um Estudo em Empresas de Tecnologia da Informação
Autor : SANTANA, Shirley Arruda
Palabras clave : Administração; Marketing; Marcas
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Arruda Santana, Shirley; Alencar de Farias, Salomão. Comunicação Integrada de Marketing e Valor de Marca: um Estudo em Empresas de Tecnologia da Informação. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : A comunicação integrada de marketing (CIM) tornou-se um dos temas centrais entre acadêmicos e profissionais a partir da década de 90, sendo considerada um importante caminho para facilitar e para manter fortes estruturas de memória de marca através do tempo, podendo harmonizar e reforçar as impressões desta junto ao públicoalvo. As organizações ainda não descobriram de um modo geral o poder da comunicação, que é capaz de renovar o ambiente de marketing, facilitar as relações e colaborar para a eficácia das realizações. Isto parece não ser diferente em empresas de tecnologia da informação (TI). Esta dissertação teve como propósito identificar como a CIM é utilizada por empresas de TI e de que forma esta contribui para o estabelecimento do valor de marca destas empresas, na perspectiva de seus gestores. A CIM foi considerada nesta dissertação uma variável antecedente às dimensões de valor de marca, podendo colaborar para a sua criação, manutenção e expansão. Os dados coletados através da aplicação de questionários foram analisados com base em estatística descritiva e em testes não-paramétricos. Os resultados encontrados indicam que a maioria das empresas parece não integrarem de maneira satisfatória a comunicação de marketing. Mesmo os gestores destas empresas percebendo que há relação entre investir em comunicação de marketing e estabelecer o valor de marca com os benefícios da CIM, estas relações são baixas
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1166
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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