Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11646
Título: O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders
Autor(es): SANTOS, Melquizedequi Cabral dos
Palavras-chave: Metodologias ágeis; Satisfação dos Stakeholders; Scrum; Extreme Programming; XP; Revisão sistemática da literatura
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Melquizedequi Cabral dos. O impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders. Recife, 2014. 80 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2014.
Resumo: As metodologias ágeis vêm despertando interesse da academia e da indústria por apresentarem processos mais flexíveis. Estudos mostram o crescimento da adoção das metodologias ágeis Scrum e XP, no entanto, ainda há uma carência de evidências sobre como a utilização de tais abordagens influencia no desenvolvimento de software. Uma área que ainda apresenta lacunas de pesquisa é referente à satisfação dos stakeholders no projeto de software. Nesse contexto, o objetivo dessa dissertação é identificar o impacto das abordagens Scrum e XP na satisfação dos stakeholders em projetos de software. Para isso se faz necessário responder às seguintes questões de pesquisa: qual é o impacto do uso das metodologias ágeis Scrum e XP na satisfação dos stakeholders? Quais as evidências de contexto desses impactos? Com o objetivo de responder a estas perguntas, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que encontrou 22 estudos primários relevantes, cujos dados foram extraídos e sintetizados em um modelo. Os resultados mostraram a identificação dos impactos das metodologias na satisfação dos stakeholders como: (1) aumento da responsabilidade e consciência do cliente; (2) melhora da gestão de risco e acompanhamento do projeto; (3) promoção da melhoria contínua e resolução de conflitos, entre outros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11646
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Melquizedequi Cabral dos Santos.pdf4,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons