Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11610
Título: Murais Didáticos: caracterização e discrição
Autor(es): COSTA, Andréa Danuta Aguiar
Palavras-chave: Mural didático; Multimodalidade; Gênero textual
Data do documento: 29-Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os sistemas semióticos e as disposições gráficas em murais didáticos de diferentes áreas do conhecimento, além de desenvolver uma proposta de caracterização desses murais. Para compor o corpus da pesquisa, selecionamos quarenta murais didáticos das áreas de humanas, saúde e exatas elaborados por alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio oriundos de escolas públicas e privadas. Na consecução de nosso objetivo, inicialmente, abordamos as noções de evento comunicativo, suporte e gênero textual respaldados pelos estudos de Saville-Troike (1982), Marcuschi (2002; 2003), Bazerman (19994, 2005) e Miller (1994; 2009). Em um segundo momento, apresentamos os principais conceitos da multimodalidade tendo por base a Gramática de Design Visual (KESS e VAN LEEUWEN 1996, 2006), destacando a Função Composicional, da qual extraímos as principais categorias de análise dessa pesquisa; discutimos também a questão da retórica visual presente na construção dos murais, tomando como base os estudos de Blair (2008) e Hill (2008). Por fim, analisamos como ocorre o processo de caracterização dos murais didáticos, a partir da observação dos contextos de produção e dos objetivos comunicativos que envolvem a elaboração desses murais, e como os sistemas semióticos se articulam, através das três estruturas da função Composicional: zonas de imagem, saliência e estruturação na constituição dos murais didáticos. Os resultados obtidos revelaram que os murais didáticos se constituem como um objeto de estudo versátil, podendo ser caracterizados ora como suporte e ora como gênero textual. Atentamos também que os sistemas semióticos que participam da elaboração dos murais são bastante diversificados e, em geral, são organizados e orquestrados para didatizar e dar visibilidade ao conteúdo presente nos murais didáticos. Constatamos, ainda, que os murais da área de humanas e de saúde apresentam um equilíbrio entre as partes verbal e visual, já os murais de exatas são constituídos por uma diversidade de imagens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11610
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-CD.pdf10,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons