Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11589
Title: Definição de um método que estabelece critérios para priorização de novos projetos e aplicação em um processo de desenvolvimento de software
Authors: Ferraz, Aurenéia Barbosa de Santana Diniz
Keywords: Engenharia de software;Desenvolvimento ágil de software;Priorização de projetos;Scrum
Issue Date: 10-Dec-2013
Citation: FERRAZ, Aurenéia Barbosa de Santana Diniz. Definição de um método que estabelece critérios para priorização de novos projetos e aplicação em um processo de desenvolvimento de software. Recife, 2013. 110 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2013.
Abstract: Os projetos fazem parte do dia-a-dia das organizações e é bastante comum o número de demandas ser superior à capacidade da equipe disponível. Por isso, a importância de ser ter processos definidos para ajudar selecionar e priorizar aqueles projetos que são mais relevantes para a instituição. O presente trabalho apresenta uma proposta de solução para ajudar no gerenciamento das demandas recebidas pela organização, desde a solicitação, até a implantação no ambiente do cliente, com os seguintes objetivos: (1) Construir um método para definição de critérios para priorização de projetos. O método deve indicar os projetos que podem trazer mais benefícios para a organização e menor custo para a equipe de desenvolvimento, baseado em critérios definidos a partir de termos comuns utilizados no dia-a-dia da organização. (2) Propor um processo de desenvolvimento de software baseado no Framework Scrum, fazendo uso do método de priorização de projetos proposto. A avaliação do método de priorização se deu comparando os resultados obtidos com o do Método TOPSIS (Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution) e opinião de um especialista, revelando que pode ser uma ferramenta útil para o órgão, pois permite identificar previamente quais os projetos trarão mais benefícios para a organização e consequentemente devem ter mais prioridade no desenvolvimento, minimizando os riscos e fracassos nos projetos e melhor otimização da equipe de desenvolvimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11589
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao Aureneia de Santana.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons