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Título : Sistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD online
Autor : Cavalcanti Júnior, Henrique Sérgio Barros
Palabras clave : EAD Online; Atividade Docente; Controle; Sistemas Levemente Articulados; Lógica da Confiança; Ensino à distância; Planejamento educacional; Prática de ensino; Controle educacional
Fecha de publicación : 27-feb-2014
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTI JÚNIOR, Henrique Sérgio Barros; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Sistemas levemente articulados e lógica da confiança: o controle dos coordenadores sobre a atividade docente na EAD online. Recife, 2014. 124 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2014.
Resumen : A EAD online é um fenômeno cada vez mais presente no âmbito universitário. A inserção desta modalidade de ensino tem o potencial de modificar as relações tradicionais nas universidades, pois traz novos atores, ferramentas de interação e relações de trabalho. Entre as temáticas relacionadas à educação a distância online, o processo de controle começa a ganhar relevância, mas ainda carece de maiores investigações. Dessa forma, foi realizado um estudo qualitativo básico em um bacharelado em administração, de uma IES pública, com o objetivo de investigar como se dá o controle dos coordenadores sobre a atividade docente, a partir dos conceitos de sistemas levemente articulados e lógica da confiança, ambos ligados à teoria institucional. A pesquisa utilizou as seguintes técnicas de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas, notas de campo, observação não participante do ambiente virtual de aprendizagem e análise documental. Os resultados indicam que a coordenação pode utilizar variados mecanismos de controle para monitorar as atividades docentes. Todavia, esses mecanismos geralmente são debilitados. Em parte, por causa disso, o conceito de sistemas levemente articulados mostra-se condizente com o contexto investigado. Já o conceito de lógica da confiança mostra-se mais fragilizado em suas dimensões. De um modo geral, o estudo contribuiu para melhor entendimento das relações entre atores e do controle dos coordenadores no contexto da EAD online em IES.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11574
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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