Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11567
Title: A Efetividade de Mecanicas de Gamificação Sobre o Engajamento de Alunos do Ensino Fundamental
Authors: Seixas, Luma da Rocha
Keywords: Engajamento;Gamificação;Ensino Fundamental;Práticas de ensino;Didática;Web 2.0;Gamification;Relação professor-aluno
Issue Date: 11-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O engajamento discente é um dos aspectos mais importantes na sala de aula. Contudo, apesar da extensa quantidade de pesquisas nessa área, vários trabalhos ainda ressaltam a dificuldade de manter os alunos engajados. Este estudo propõe avaliar a efetividade da utilização de Gamificação como estratégia sobre o engajamento de alunos do ensino fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com 61 alunos de uma escola pública. Foram utilizadas duas plataformas de recompensa – ClassDojo e ClassBadges – no intuito de analisar os efeitos da gamificação. Para a coleta de dados utilizou-se diferentes técnicas como observação, entrevista semiestruturada e questionário. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente pela técnica multivariada conhecida como Análise de Conglomerados (Cluster) cujo objetivo foi agrupar os alunos segundo as caraterísticas identificadas por eles nos indicadores de engajamento, formando grupos ou conglomerados homogêneos. Através dessa análise, foi possível classificar os alunos em quatro grupos. Levando-se em consideração os badges recebidos, foi constatado que os grupos que obtiveram as melhores médias nos indicadores foram os que receberam mais badges do professor. Foi identificado ainda que alinhar os objetivos da sala de aula com as estratégias de gamificação é de fundamental importância para o engajamento dos estudantes. Perceber quais comportamentos devem ser premiados ou advertidos ajuda o professor a qualificar os seus alunos, que também são beneficiados, já que passam a ter mais indicativos de suas atitudes em sala de aula, como: o que pode ser melhorado e quais habilidades está adquirindo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11567
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Luma da Rocha Seixas.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons