Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11567
Título: A Efetividade de Mecanicas de Gamificação Sobre o Engajamento de Alunos do Ensino Fundamental
Autor(es): Seixas, Luma da Rocha
Palavras-chave: Engajamento; Gamificação; Ensino Fundamental; Práticas de ensino; Didática; Web 2.0; Gamification; Relação professor-aluno
Data do documento: 11-Ago-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O engajamento discente é um dos aspectos mais importantes na sala de aula. Contudo, apesar da extensa quantidade de pesquisas nessa área, vários trabalhos ainda ressaltam a dificuldade de manter os alunos engajados. Este estudo propõe avaliar a efetividade da utilização de Gamificação como estratégia sobre o engajamento de alunos do ensino fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo de campo com 61 alunos de uma escola pública. Foram utilizadas duas plataformas de recompensa – ClassDojo e ClassBadges – no intuito de analisar os efeitos da gamificação. Para a coleta de dados utilizou-se diferentes técnicas como observação, entrevista semiestruturada e questionário. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente pela técnica multivariada conhecida como Análise de Conglomerados (Cluster) cujo objetivo foi agrupar os alunos segundo as caraterísticas identificadas por eles nos indicadores de engajamento, formando grupos ou conglomerados homogêneos. Através dessa análise, foi possível classificar os alunos em quatro grupos. Levando-se em consideração os badges recebidos, foi constatado que os grupos que obtiveram as melhores médias nos indicadores foram os que receberam mais badges do professor. Foi identificado ainda que alinhar os objetivos da sala de aula com as estratégias de gamificação é de fundamental importância para o engajamento dos estudantes. Perceber quais comportamentos devem ser premiados ou advertidos ajuda o professor a qualificar os seus alunos, que também são beneficiados, já que passam a ter mais indicativos de suas atitudes em sala de aula, como: o que pode ser melhorado e quais habilidades está adquirindo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11567
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luma da Rocha Seixas.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons