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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11532
Título: Análise da Efetividade de Componente Curricular Para Motivar Colaboradores em Projetos de Software Público Brasileiro
Autor(es): Silva, João Carlos Sedraz
Palavras-chave: Software Público Brasileiro; Software Livre; Software de Código Aberto; Colaboração
Data do documento: 26-Set-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Desde 2007, o governo brasileiro tem empenhado esforços para a expansão e consolidação do Portal do Software Público Brasileiro (Portal SPB), ambiente que oferece soluções livres para milhares de instituições que, por limitações financeiras, dificilmente, teriam condições de sustentar os custos com licenças de software proprietários. No entanto, ainda, é limitado o número de colaboradores em projetos de Software Público Brasileiro, principalmente, em razão da falta de profissionais capacitados e dispostos a atuarem no desenvolvimento ou prestação de serviço desse tipo de software. Para atenuar esse problema, o Ministério do Planejamento, órgão responsável pelo Portal SPB, tem buscado parcerias com instituições de ensino superior. Esta dissertação investiga os resultados da parceria estabelecida com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que planejou e ofertou o Núcleo Temático do Software Público Brasileiro (Núcleo SPB), primeira disciplina do Brasil dedicada à promoção do Software Público Brasileiro. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a efetividade do Núcleo SPB para motivar estudantes a colaborarem em projetos do Portal SPB. Para isso, foi conduzido um estudo de caso na primeira turma da disciplina, com triangulação de dados obtidos por meio de observação, questionários e entrevista. Os resultados apontaram que o Núcleo SPB promoveu ganhos significativos na motivação dos estudantes. Além disso, permitiram a descrição das atividades da disciplina, das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e sugestões de melhorias, fornecendo insumos para que outras instituições planejem componentes curriculares semelhantes ao modelo adotado pela Univasf.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11532
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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