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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11464
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Ermelinda Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | Menezes, Jessica Sabrina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-09T14:10:46Z | - |
dc.date.available | 2015-03-09T14:10:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-31 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Jessica Sabrina de Oliveira. A Chave de casa, de Tatiana Salem Levy, e Diário da queda, de Michel Laub: notas da inscrição do judaísmo na literatura brasileira contemporânea. Recife, 2013. 145 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11464 | - |
dc.description.abstract | Este estudo propõe uma leitura dos romances A chave de casa (2007), de Tatiana Salem Levy, e Diário da queda (2011), de Michel Laub, a fim de especular a condição do romance brasileiro contemporâneo, cujos autores possuem ascendência judaica, que faz uma interface explícita com o judaísmo no que diz respeito ao conteúdo, bem como o diálogo entre este e a forma utilizada para veiculá-lo. Essa necessidade se impõe pelo fato de que, em ambas as narrativas, as personagens são marcadas por percursos exílicos e/ou diaspóricos, além do fato de a condição judaica destas ser influenciada pela necessidade da escrita de seus conflitos íntimos e da sua memória; portanto, da consequente reescrita de si através da leitura dos arquivos que as constituem. Em virtude disso, ambas as personagens experimentam a condição vivenciada pelo estrangeiro, o desterritorializado que – no que concerne aos romances em estudo – busca na escrita um lar possível e percebe que esta é tão ambivalente quanto sua própria condição. Desse modo, será analisada a concepção identitária do sujeito que narra, já que, em virtude de ser diaspórico, apresenta o que Igel (1997) entende por “identidade em dobradiça”, e seu diálogo com a estrutura dos romances contemporâneos que trazem em seu cerne elementos ligados ao judaísmo, já que estes se caracterizam pela ausência de linearidade e pela fragmentação. Para isso, filiamo-nos aos pensamentos desenvolvidos por Scliar, Vieira, Derrida, Sorj, Lilenbaum, Kurtz, Lessa, Hall, Halbwachs, entre outros estudiosos das questões levantadas por esta pesquisa. Contudo, são os universos ficcionais de Levy e Laub, especificamente no que concerne aos romances A chave de casa e Diário da queda, que nos servem de norte principal | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ficção judaico-brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Michel Laub | pt_BR |
dc.subject | Tatiana Salem Levy | pt_BR |
dc.title | A chave de casa, de Tatiana Salem Levy, e Diário da Queda, de Michel Laub: Notas da inscrição do judaísmo na literatura brasileira contemporânea | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertaçao JessicaSabrinaOliveiraMenezes.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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