Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11429
Título: Modelagem e Avaliação de Desempenho Operacional e Ambiental em Cadeias de Suprimentos Verdes
Autor(es): ALBUQUERQUE JÚNIOR, Gabriel Alves de
Palavras-chave: Avaliação de Desempenho Ambiental; Gerenciamento de Cadeias de Suprimentos Verdes; Modelagem; Processos Estocásticos; Redes de Petri Estocásticas
Data do documento: 4-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Gabriel Alves de. Modelagem e avaliação de desempenho operacional e ambiental em cadeias de suprimentos verdes. Recife, 2013. 210 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2012.
Resumo: As atuais exigências de questões ambientais fizeram com que a análise de cadeias de suprimentos e sistemas de manufatura precisasse levar em consideração indicadores de desempenho ambiental, além das tradicionais métricas de desempenho. A quantidade de energia consumida para produzir um bem de consumo e o total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) são exemplos desses indicadores. Diversas organizações e empresas vêm se envolvendo na definição de metodologias e ferramentas que auxiliem na avaliação de desempenho ambiental (ADA). O gerenciamento de cadeias de suprimentos verdes (GSCM), do inglês green supply chain management, surgiu da necessidade de se avaliarem metas relacionadas ao desempenho das cadeias de suprimentos e seu impacto ambiental. As redes de Petri vêm sendo aplicadas constantemente na avaliação de sistemas de manufatura e cadeias de suprimentos. Este trabalho propõe um framework baseado na utilização das stochastic Petri nets (SPN), especificamente as stochastic reward nets (SRNs), para a modelagem e aferição de indicadores das atividades do GSCM. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se uma abordagem baseada em componentes para modelar os elementos do sistema. A composição desses componentes resulta em um modelo cujas propriedades são garantidas e que provê um conjunto de indicadores de desempenho ambiental e do sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11429
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese-gaaj.pdf7,15 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons