Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11421
Título: Um estudo da adoção das práticas de lean startup, business model canvas e desenvolvimento de clientes para startups
Autor(es): Pimentel Filho, Francisco Barreto Costa
Palavras-chave: Lean; Startup; Business Model Canvas; Modelo de negócio; Empreendedorismo; Comportamento Empreendedor
Data do documento: 29-Ago-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: O estudo investiga a forma como as Startups implementam as metodologias de Business Model Canvas, Lean Startup e Desenvolvimento de Clientes. Para este objetivo, entrevistas semiestruturadas são conduzidas com empreendedores de 52 Startups para compreender o comportamento na adoção das novas metodologias e sua relevância. Empreendedores, apesar de reconhecerem a importância de efetuar validações do empreendimento antes de entrar no mercado, optam por construir um produto e lançá-lo. Além disso, a prática de Business Model Canvas é bastante elogiada quanto a comunicação e visão estratégica, mas é vista como demasiadamente simples, pois não contempla projeções financeiras e deve ser utilizada em conjunto com outras práticas. E quanto a prática de efetuar coletas de feedbacks, os empreendedores afirmam não possuírem uma cultura organizacional para esta atividade, sendo vista como custosa e feita de maneira passiva. As descobertas são muito importantes dado o grande potencial econômico existente nas Startups.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11421
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Francisco Barreto Costa Pimentel Filho.pdfDissertação de mestrado2,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons