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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1139
Title: Processos de Mentoria nas Organizações em Pernambuco, na Visão dos Alunos de MBA Executivo da Universidade Federal de Pernambuco
Authors: Jacqueline de Vasconcelos Salgues, Lyana
Keywords: Mentor; Mentorado; Mentoria
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Jacqueline de Vasconcelos Salgues, Lyana; Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia. Processos de Mentoria nas Organizações em Pernambuco, na Visão dos Alunos de MBA Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: Mentoria é um tema já estudado há algumas décadas em diversos países. No Brasil a mentoria está em fase inicial de disseminação e por isto há uma escassez de escritos publicados aqui. Este estudo teve como objetivo identificar e descrever as características dos processos de mentoria existentes nas organizações em Pernambuco, na visão dos alunos do MBA Executivo da UFPE, além de verificar as características predominantes do mentor, mentorado e da relação de mentoria. O levantamento de dados foi realizado utilizando-se como instrumento de coleta um questionário. A amostra foi composta de 52 alunos do referido MBA. Aplicou-se a estatística descritiva, o teste das amostras emparelhadas e a análise fatorial para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que 92% dos respondentes tiveram pelo menos um mentor em suas vidas e 84% tiveram pelo menos um mentorado. Estes informaram que em uma relação de mentoria bem sucedida deve haver entre o mentor e o mentorado: confiança, empatia, comprometimento, bom relacionamento, autenticidade, feedback e engajamento. O mentor pode ser descrito como alguém confiável, que sabe ouvir, é verdadeiro, sabe expor o que pensa, dá feedback, tem o desejo e sabe compartilhar conhecimento e deseja que o mentorado se desenvolva em sua vida profissional. O mentorado pode ser descrito como: alguém que busca crescer e se desenvolver profissionalmente; sabe ouvir e expor suas dificuldades; confia e dá feedback ao mentor e é responsável com seus compromissos. Nas organizações em Pernambuco caracteriza-se como: um processo de participação espontânea para o desenvolvimento dos empregados, mentores e mentorados de gêneros diferente e um certo nível de obrigatoriedade na participação de relacionamentos de desenvolvimento com o objetivo de proporcionar crescimento pessoal aos empregados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1139
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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