Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11303

Compartilhe esta página

Título: “Eu sou de rua, mas também sou gente” : intersubjetividade e construção de identidades dos indivíduos em situação de rua de João Pessoa-PB
Autor(es): Sousa, Anne Gabriele Lima
Palavras-chave: Identidade; Situação de rua; Estigma; Campo; Subjetividade.
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUSA, Anne Gabriele Lima. Eu sou de rua, mas também sou gente: intersubjetividade e construção de identidades dos indivíduos em situação de rua de João Pessoa-PB. Recife, 2012. 245 f. : Tese (doutorado) - FPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia, 2012..
Abstract: Esta tese teve como objetivo compreender as bases para a construção de identidades entre os indivíduos adultos em situação de rua. O marco teórico que deu subsídios para a realização desse estudo consistiu nas contribuições teóricas de Taylor sobre a constituição da identidade do self, em diálogo com as reflexões de Bourdieu sobre as distinções na sociedade contemporânea e de Goffman sobre as interações vivenciadas por indivíduos estigmatizados. A pesquisa foi realizada através de um trabalho de campo no centro da cidade de João Pessoa-PB, onde foram realizadas observações espontânea e participante, além de entrevistas em profundidade com 18 indivíduos em situação de rua que habitam os espaços de maior concentração dessa população. A análise qualitativa das entrevistas buscou assimilar tanto os aspectos objetivos como os aspectos subjetivos que permeiam as identidades dos indivíduos na rua. Para entender a dimensão estrutural sob a qual essas identidades são delineadas a rua foi tratada como um campo, no interior do qual os indivíduos estão situados em posições desiguais e participam de relações de poder específicas, inclusive por meio de marcadores estigmatizantes. A subjetividade inerente ao modo como os indivíduos interpretam sua condição e assumem identidades nesse contexto foi buscada através do ordenamento daqueles elementos valorizados por cada um deles em função da avaliação de suas situações objetivas. Conclui-se que, embora as condições socioestruturais nas quais esses indivíduos estão posicionados sejam responsáveis por localizá-los em um contexto que estabelece os limites e possibilidades de seu estar-no-mundo, as identidades pessoais reivindicadas por eles rompem com qualquer determinismo estrutural, fazendo com que empreendam distinções na vida de rua e se autoavaliem a partir de um ordenamento de valores que confere sentido à sua existência e ao seu ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11303
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Anne Gabriele Lima Sousa.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons