Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11291
Título: A análise de um objeto de aprendizagem em dispositivo móvel: vocabulário em língua inglesa
Autor(es): Teles, Vivianny Duarte
Palavras-chave: aprendizagem; vocabulário; língua inglesa; dispositivos móveis; software
Data do documento: 26-Ago-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Atualmente a tecnologia tem acompanhado as novas perspectivas de ensino e se adaptado a elas com o intuito de facilitar o processo de ensinoaprendizagem. No ensino de línguas estrangeiras, especificamente, no ensino de língua inglesa, é possível e fácil encontrar muitos softwares especializados no ensino como cursos em CDROMs, websites, jogos digitais, entre outros, que abordam peculiaridades da língua inglesa como o ensino de vocabulário e gramática. Cada um desses recursos com suas metodologias específicas tem como objetivo facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras. Esta pesquisa propõe analisar como um software em dispositivos móveis pode facilitar o processo de aprendizagem de vocabulário de língua inglesa. Para tanto, um objeto de aprendizagem foi desenvolvido e aplicado com oito estudantes de língua inglesa em nível intermediário em um curso de idiomas. Os procedimentos de avaliação envolveram questionários aplicados antes e após da aplicação do software com o intuito de selecionar os participantes e, ao final, analisar seus relatos de suas experiências com o software, de acordo com os objetivos propostos para essa pesquisa. Os resultados revelaram que o aprendizado de vocabulário, de acordo com os próprios alunos, contribuiu para uma revisão e aprendizado de novas palavras. Também foi possível perceber que os participantes ficaram motivados uma vez que o aprendizado se deu de forma diferente: os informantes interagiram com o software. Pesquisas sobre elearning e m-learning como a de Holmes & Gardner (2006) já apontaram para o potencial pedagógico das tecnologias móveis que oferecem novas possibilidades tanto aos educadores quanto aos educandos ao enriquecerem suas experiências de ensino e de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11291
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertaçao Vivianny Teles.pdf5,98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons