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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSARTORE, Anna Rita
dc.contributor.authorSANTOS, Daniel Silva
dc.date.accessioned2015-03-06T18:24:30Z
dc.date.available2015-03-06T18:24:30Z
dc.date.issued2014-08-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11281
dc.description.abstractEsta investigação teve como objetivo compreender se a formação continuada de professores oferecida pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional, ProInfo, no município de Garanhuns, se revelava eficaz para viabilização do uso pedagógico, pelos professores, da tecnologia educativa, promovendo domínio dos aspectos técnicos e estratégicos desta de modo que seus recursos pudessem ser postos a serviço dos processos didático-metodológicos envolvidos na docência. Partiu-se do pressuposto que as formações continuadas apresentariam um modelo rígido e padronizado de formação, sem espaço para construção processual e sem escuta das demandas do público atendido, resultando, dessa forma, ineficientes e pouco contribuindo para uma inserção exitosa das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, no cotidiano escolar. A reflexão sobre esse tema foi norteada pelo entendimento de que uma formação continuada de boa qualidade deveria integrar a abordagem operacional dos recursos tecnológicos à utilização pedagógica das TIC a partir da escuta da demanda dos cursistas, privilegiando estratégias para desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. O campo empírico dessa pesquisa constituiu-se pelas formações continuadas do ProInfo e os sujeitos foram os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, e os professores cursistas das formações. Foram nossos alicerces teóricos Almeida (2006), Kenski (2007), Tardif (2012) e Bardin (2012). Os resultados da pesquisa indicam que, apesar de a proposta contar com boa direção teórica, a formação oferecida pelo ProInfo não atende aos objetivos estabelecidos em suas diretrizes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociedade atualpt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação – TICpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProInfopt_BR
dc.subjectDificuldades docentespt_BR
dc.subjectUso de TICpt_BR
dc.titleUso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo no município de Garanhuns - Pernambuco.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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