Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11261
Título: Apresentação gráfica da figura antropomorfa miniaturizada nas pinturas rupestres pré-históricas da área arqueológica da Serra da Capivara - PI.
Autor(es): SANTOS, Pâmara Araújo dos
Palavras-chave: Registros Rupestres Pré-históricos; Antropomorfos Miniaturizados; Parque Nacional Serra da Capivara-PI; Pré-história do Nordeste do Brasil
Data do documento: 31-Jan-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo o estudo dos padrões relacionados à apresentação gráfica dos antropomorfos miniaturizados situados no contexto gráfico de onze sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara. Para tal, valorizou-se o estudo do significante em detrimento do significado, através de uma abordagem que os insere no contexto de um sistema visual de comunicação social. Levando em consideração a diversidade gráfica da Área Arqueológica da Serra da Capivara trabalhou-se com a hipótese, posteriormente validada, de que a apresentação gráfica dos antropomorfos miniaturizados possuem variabilidades recorrentes que resultaram na identificação de diferentes perfis gráficos, três no total. Dessa forma, a metodologia empregada foi composta por variáveis analíticas sistematizadas a partir das dimensões propostas para análise do fenômeno gráfico: temática, técnica e cenográfica. O trabalho operacional iniciou-se com um levantamento bibliográfico e documental, passando pela elaboração e aplicação de um protocolo de campo, além do levantamento fotográfico e tratamento imagético até a geração de um banco de dados que possibilitou a identificação dos perfis, a maioria concentrada na região da Serra Talhada. O perfil predominante é composto por figuras simples, estruturadas em composições de caráter hermético. Dentre os principais elementos de identificação da figura antropomorfa miniaturizada considera-se as proporções entre as dimensões da altura e da largura, que não devem ultrapassar os 5 cm e pela espessura dos seus traços que deve ser inferior aos 3 mm.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11261
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pâmara Araújo dos Santos.pdf12,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.