Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11213
Título: Estudo do comprometimento do endividamento público e privado por parte dos produtores do Polo Petrolina /Juazeiro.
Autor(es): PESSOA, Danielle Tavares
Palavras-chave: Inadimplência; Petrolina/Juazeiro; Logit; Probit; Público; Privado
Data do documento: 21-Mar-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PESSOA, Danielle Tavares. Estudo do compromisso com o endividamento público e privado por parte dos produtores do polo Petrolina/Juazeiro. Recife, 2013. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CAA,Programa de Pós-Graduação em Economia, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca identificar o comprometimento dos produtores do Polo Petrolina/Juazeiro em relação às suas dívidas junto ao Setor Público e Privado, bem como as causas dessas inadimplências. A amostra utilizada neste trabalho representa dados em corte transversal para o ano de 2009 referentes a 1337 produtores localizados nos Perímetros Nilo Coelho, Maria Tereza e Bebedouro. A metodologia utilizada foram os modelos Logit e Probit Ordenado sob o método da Máxima Verossimilhança. A variável dependente considerada para análise foi a situação do produtor (classificado como adimplente, renegociante e inadimplente) e as variáveis explicativas foram área plantada, renda mensal, escolaridade e idade. Paralelamente, foram feitas estimações adicionando variáveis explicativas auxiliares, selecionadas através do teste de redundância. Essas variáveis auxiliares foram: número de filhos, ser ou não colono, quantidade de lotes, presença de certificado internacional, planejamento produtivo, quantidade de funcionários e negociação através de contratos formais. Os resultados mostram que o principal problema da inadimplência está relacionado às dívidas contraídas junto às instituições públicas, tratadas como bancos públicos e CODEVASF. Essas dívidas chegam a ser oito vezes maior do que as dívidas junto ao Setor Privado. No tocante ao Setor Público pesam negativamente as variáveis: área plantada no lote, ser colono, número de lotes. Junto ao Setor Privado, são as variáveis filhos dependentes, participação em associações e não possuir contratos formais que aumentam a probabilidade do produtor não pagar suas dívidas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11213
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DANIELLE TAVARES PESSOA.unlocked.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons