Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11191
Título: Estratégias Para Sobrevivência Em Redes Ópticas Considerando Penalidades da Camada Física
Autor(es): FREITAS, Rodrigo Choji de
Palavras-chave: Comunicações Ópticas; RWA; Redes Ópticas; Sobrevivência; Proteção; Restauração; Inteligência Computacional; Relação Sinal-ruído Óptica.
Data do documento: 13-Dez-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FREITAS, Rodrigo Choji de. Estratégias para sobrevivência em redes ópticas considerando penalidades da camada física. Recife, 2012. 145 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências , Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, 2012.
Resumo: Nesta tese é investigado um importante tópico concernente às redes totalmente ópticas: sobrevivência à ocorrência de falhas. Garantir tolerância a falhas é um requisito indispensável para as atuais redes ópticas de alta capacidade, principalmente porque elas transportam um grande volume de dados e, caso alguma interrupção no tráfego ocorra e que não possa ser solucionada imediatamente, uma perda significativa de informação é inevitável, provocando transtornos técnicos e, sobretudo, econômicos. Um outro tema tratado neste trabalho diz respeito às penalidades impostas a um sinal, oriundas de uma rede totalmente óptica. Nestas infraestruturas de rede, o sinal óptico não é regenerado a cada nó. Portanto, é importante que as soluções que garantem resiliência à rede óptica levem em consideração também a degradação do sinal óptico. A pesquisa desenvolvida neste trabalho visa a contribuir com a área de sobrevivência em redes totalmente ópticas, a partir da proposição de novos algoritmos de restauração e proteção que, além de garantir a resiliência de uma chamada contra falhas, também encontrem uma rota que seja adequada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11191
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Rodrigo_Choji_de_Freitas.pdf3,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons