Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11190

Compartilhe esta página

Título: Otimização Conjunta da Capacidade dos Enlaces e Inserção de Regeneradores Em Redes Ópticas
Autor(es): CARVALHO, Renan Vasconcelos Bezerra
BASTOS FILHO, Carmelo José Albanez
Palavras-chave: Redes Ópticas; Capacidade dos Enlaces; Inserção de Regeneradores; Otimização Multiobjetiva; Custo de Capital
Data do documento: 13-Jul-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARVALHO, Renan Vasconcelos Bezerra. Otimização conjunta da capacidade dos enlaces e inserção de regeneradores em redes ópticas. Recife, 2012. 98 folhas : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2012.
Abstract: Esta dissertação propõe a solução conjunta de dois problemas de planejamento de redes ópticas levando em consideração aspectos de custo e desempenho da rede. O primeiro é a inserção de regeneradores (RP) nos nós e o segundo é o dimensionamento da capacidade dos enlaces, ou seja, a definição da quantidade de comprimento de ondas (WP) disponibilizada em cada enlace. O tratamento conjunto dos dois problemas é chamado de problema de inserção de comprimentos de onda e de regeneradores (WRP). Duas propostas são sugeridas para a solução do problema de WRP. Elas utilizam o algoritmo evolucionário multiobjetivo SPEA2, que tem como metas de otimização a diminuição da probabilidade de bloqueio da rede, e a diminuição dos custos financeiro (CapEx) e operacional (OpEx). Por se tratarem de técnicas de otimização multiobjetiva, o resultado final consiste em um conjunto de redes que apresentam soluções de compromisso entre metas de otimização. São feitas várias análises dos resultados. Uma delas refere-se à restrição de inserir o mesmo número de comprimentos de onda em todos os enlaces da rede em comparação à abordagem sem restrição. Os resultados mostram que tal imposição onera o custo das redes e o dimensionamento individual de cada enlace é o indicado. Outra análise compara a robustez das técnicas segundo variações no modelo de CapEx. Para os cenários analisados, as duas propostas apresentam resultados semelhantes. Por fim, a convergência do algoritmo é verificada para o número de gerações utilizadas nas simulações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11190
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenanVBCarvalho-Dissertacao.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons