Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11180
Título: Módulo de Treliça Mínimo Para Códigos Convolucionais
Autor(es): BENCHIMOL, Isaac Benjamim
Palavras-chave: Códigos Convolucionais; Treliça Mínima; Complexidade de Decodificação; Algoritmo de Viterbi; Seccionamento de Treliça; Codificadores Sistemáticos Recursivos; Códigos Turbo
Data do documento: 22-Nov-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BENCHIMOL, Isaac Benjamim. Módulo de treliça mínimo para códigos convolucionais. Recife, 2012. xii, 119 folhas : Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2012.
Resumo: Esta tese apresenta uma medida de complexidade computacional para códigos convolucionais adequada para receptores que implementam o algoritmo de Viterbi em software. A definição desta complexidade envolve a determinação do número de operações aritméticas executadas em um módulo de treliça durante a decodificação, a implementação destas em uma arquitetura de processadores digitais de sinais e a avaliação do respectivo custo computacional de cada operação. Na sequência, esta medida é utilizada para avaliar o impacto do seccionamento do módulo de treliça mínimo. Um conjunto de regras é introduzido para construir padrões de seccionamento que resultem em estruturas de treliça mais compactas e regulares e de mesma complexidade da treliça mínima, constituindo uma alternativa de interesse em aplicações práticas. Finalmente, este trabalho apresenta um método para a construção do módulo de treliça mínimo para codificadores convolucionais sistemáticos recursivos adotados em esquemas turbo. Esta abordagem contribui para a redução da complexidade de decodificação de um decodificador turbo típico operando com codificadores constituintes de taxas altas. Uma busca de códigos é realizada e obtém-se um refinamento da relação complexidade de decodificação versus distância livre efetiva do código turbo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11180
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Issac.pdf1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons