Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11144

Comparte esta pagina

Título : Estudo da criminalidade violenta na cidade do Recife: o espaço realmente é relevante?
Autor : Trevisan, Giuseppe
Palabras clave : Economia do Crime; Criminalidade; Econometria Espacial; Testes de Especificação Econométrica; Spatial Autoregressive Model (SAR)
Fecha de publicación : 8-mar-2013
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CRUZ, Giuseppe Trevisan. Estudo da criminalidade violenta na cidade do Recife: o espaço realmente é relevante? Recife, 2013. 59 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2013.
Resumen : Um segmento importante da literatura de Economia do Crime afirma que, além das variáveis socioeconômicas, o espaço é fator fundamental a se associar com a criminalidade. Dada a falta de evidências empíricas sobre a relação entre espaço e crime, este estudo tem por objetivo identificar as correlações entre as variáveis ambientais com a taxa de homicídio nos bairros da cidade do Recife. Para isso, foram construídas variáveis de ambiente que capturam características relacionadas à distribuição dos tipos de domicílios dos bairros do Recife e foi implementada a técnica de econometria espacial para averiguar efeitos de spillover espaciais. O modelo SAR apresenta o melhor ajuste e mostra que a proporção de estabelecimentos nãoresidenciais em relação ao total de estabelecimentos do bairro tem uma relação positiva com a criminalidade e a concentração de domicílios residenciais está associada a índices de criminalidades mais baixos. As correlações das variáveis socioeconômicas seguem o padrão da maioria dos achados da literatura nacional e internacional, exceto para o caso da densidade demográfica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11144
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO GIUSEPPE TREVISAN.pdf3,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons