Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11105
Title: Projeto de Redes Ópticas de Alta Capacidade Utilizando Técnicas de Otimização Bioinspiradas
Authors: CHAVES, Daniel Augusto Ribeiro
Keywords: Topologia de Redes de Telecomunicação;Redes WDM;Inteligência Computacional;Otimização de Pareto;Particle Swarm Optimization;Cross Layer Design;Camada Física;Equipamentos de Comunicação Óptica;Comunicação com Fibras Ópticas;Redes de Fibras Ópticas;NSGA-II
Issue Date: 24-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CHAVES, Daniel Augusto Ribeiro. Projeto de redes ópticas de alta capacidade utilizando técnicas de otimização bioinspiradas. Recife, 2012. xxi, 173 f. : Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia Elétrica, 2012.
Abstract: Nesta Tese são propostas diversas estratégias para projetar redes ópticas WDM de forma otimizada. As redes são consideradas com tráfego dinâmico e penalizadas pelas penalidades da camada física. As estratégias propostas lidam com os principais elementos que afetam a relação custo desempenho em uma rede óptica: o algoritmo de roteamento e atribuição de comprimentos de onda (RWA), a colocação de regeneradores (RP), a atribuição de regeneradores (RA), o projeto da topologia física da rede (PTD) e o dimensionamento dos dispositivos ópticos (DDO) que serão instalados na rede. Esses problemas são tratados tanto de forma separada quanto de forma integrada na Tese. Para o RWA, é proposta uma metodologia para se projetar algoritmos heurísticos de roteamento que têm como objetivo o aumento no desempenho da rede e que levam em conta as penalidades da camada física. Para a solução do RP são propostos algoritmos heurísticos e metaheurísticos para o projeto de redes ópticas translúcidas, considerando simultaneamente a otimização dos custos de capital (CapEx) e operacional (OpEx) e do desempenho da rede. O problema de PTD é tratado em conjunto com o DDO também de forma mutiobjetiva, considerando a otimização simultânea do CapEx e do desempenho (probabilidade de bloqueio). Um algoritmo multiobjetivo para realização da expansão de topologia (i.e. adição de novos enlaces a uma rede já existente) também é proposto. Além disso, são resolvidos conjuntamente os problemas de PTD, RP e RWA de forma mutiobjetiva considerando a otimização simultânea de CapEx e desempenho da rede. As otimizações das soluções são feitas utilizando as seguintes estratégias metaheuristicas propostas na área de inteligência computacional: Particle Swarm Optimization (PSO) e Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II (NSGA-II).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11105
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
chaves.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons