Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11022
Título: Cinema interativo: problematizações de linguagem e roteirização
Autor(es): CIRINO, Nathan Nascimento
Palavras-chave: Cinema; Comunicação; Linguística; Roteiros cinematográficos técnica; Roteiros cinematográficos; Tecnologia
Data do documento: 30-Mar-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CIRINO, Nathan Nascimento. Cinema interativo: problematizações de linguagem e roteirização. Recife, 2012. 144 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2012.
Resumo: As mídias digitais interativas provocaram transformações também no cinema, instaurando novas estratégias narrativas e formas de fruição. No final do século XX, surge o chamado iCinema ou Cinema Interativo, cuja definição requer ainda uma maior discussão dadas as suas distintas formas de manifestação. O objetivo deste trabalho é investigar o cinema interativo, começando por esta problematização conceitual e avançando até os procedimentos de roteirização que precisam dar conta agora de mudanças do próprio modo de organização da linguagem. Nesse percurso, são abordados os limites tênues entre games e filmes interativos e, sobretudo, as tensões entre modelos clássicos de estruturação das narrativas cinematográficas e procedimentos de roteirização para novas mídias que envolvem, agora, o desenvolvimento de interfaces.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11022
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinema interativo, problematizações de linguagem e roteiriza.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons