Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11014

Compartilhe esta página

Título: Nas rotas que levam às minas : mercadores e homens de negócios da capitania de Pernambuco no comércio de abastecimento da região mineradora no século XVIII
Autor(es): BONIFÁCIO, Hugo Demétrio Nunes Teixeira
Palavras-chave: Comércio de abastecimento; Elite mercantil; Pernambuco; Minas gerais
Data do documento: 31-Jan-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BONIFÁCIO, Hugo Demétrio Nunes Teixeira. Nas rotas que levam às minas: mercadores e homens de negócios da capitania de Pernambuco no comércio de abastecimento da região mineradora no século XVIII. Recife, 2012. 209 folhas Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Programa de Pós-Graduação em História, 2012.
Abstract: O presente trabalho é dedicado ao estudo do comércio de abastecimento da Capitania de Minas Gerais por parte dos comerciantes e homens de negócio da capitania de Pernambuco, ao longo do século XVIII. Assim, busca-se uma análise da economia interna a partir da compreensão dos mecanismos do grupo mercantil radicado em Pernambuco na participação no provimento dos centros mineradores da região Centro-Sul. Dessa forma, se faz imprescindível uma descrição das rotas utilizadas pelos comerciantes e sua caracterização no que tange aos aspectos físicos e a atuação da fiscalização no controle dos movimentos dos homens do caminho. Crucial a esse trabalho foi a observação acerca da articulação de vários mercados que se deu em virtude do abastecimento do polo minerador. Nesse sentido, em certa medida, terminamos por evidenciar um eixo que se forma a partir das conexões das praças comerciais das Minas, de Pernambuco e da Costa da Mina, cuja função foi fornecer escravos para as Minas. A identificação de alguns dos personagens responsáveis pela circulação de mercadorias é apresentada e em alguns casos pode-se traçar parte da trajetória de tais indivíduos, o que nos permite especular acerca do perfil social predominante entre os comerciantes da capitania de Pernambuco envolvidos no abastecimento das Minas, percebendo tratar-se efetivamente de uma elite mercantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11014
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAS ROTAS QUE LEVAM ÀS MINAS.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons