Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11001
Título: Determinantes do preço sob a ótica do construtor/incorporador: um modelo de precificação hedônico para o mercado imobiliário da cidade de Caruaru - PE
Autor(es): GALVÃO, Ricardo Cavalcante
Palavras-chave: Modelo hedônico; Imóveis; Precificação de atributos
Data do documento: 1-Mar-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GALVÃO, Ricardo Cavalcante. Determinantes do preço sob a ótica do construtor/incorporado: um modelo de precificação hedônico para o mercado imobiliário da cidade de Caruaru-PE. Recife, 2013. 55 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Administração, 2013.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar os atributos relevantes na precificação dos lançamentos imobiliários residenciais verticais a partir da perspectiva do construtor/incorporador na cidade de Caruaru-PE. Baseando-se nos conceitos apresentados por Lancaster (1966), que postulou que os bens são compostos por atributos e é o valor de cada atributo que traz utilidade ao consumidor e não o bem em si, buscou-se a precificação hedônica de tais características através da regressão do preço do metro quadrado em relação aos atributos dos imóveis, conforme descreveu Rosen (1974). A população foi composta pelos empreendimentos lançados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2011 na cidade de Caruaru-PE; e a amostra foi composta por cento e catorze diferentes apartamentos em vinte e quatro empreendimentos, cujos dados foram coletados junto aos construtores. Para a execução da regressão linear múltipla, foram adotadas especificações log-log e log-linear de acordo com a adequação dos dados à regressão, verificada através do teste RESET de Ramsey. Os resultados indicaram que as construtoras precificaram de maneira distinta os atributos dos apartamentos. Os atributos tamanho, quantidade de quartos, quantidade de vagas de garagem e andar foram significativos para todas as construtoras. A presença de varanda, no entanto, foi significativa apenas para uma das construtoras. Também houve divergência na precificação dos atributos quanto ao regime de construção, na qual as incorporações tiveram diferentes coeficientes em comparação com os regimes de condomínio. Verificou-se ainda significância relacionada ao ano de lançamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11001
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ricardo Cavalcante Galvão.pdf827,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons