Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10995
Título: Aprendizagem de estrategistas sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos : um estudo de caso qualitativo na Metálica S.A.
Autor(es): ALMEIDA, Maria Luciana de
Palavras-chave: Aprendizagem de estrategistas; Aprendizagem pela experiência; Estratégia como prática; Rotinas organizacionais; Organizações do setor metal-mecânico
Data do documento: 24-Mai-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Maria Luciana de. Aprendizagem de estrategistas sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos: um estudo de caso qualitativo na Metálica S.A.. Recife, 2013. 128 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
Resumo: Este estudo foi motivado pela constatação de que pouco se sabe sobre a aprendizagem dos estrategistas atuantes em organizações do setor metal-mecânico. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como acontece a aprendizagem de estrategistas sobre as rotinas organizacionais relacionadas com gestão da qualidade em organizações pertencente ao setor metal-mecânico de Pernambuco. Utilizou-se como subsídios teóricos, estudos sobre aprendizagem nas organizações, sobretudo da abordagem da aprendizagem pela experiência e sobre estratégia como prática, enfocando as rotinas organizacionais. A realização do estudo foi norteada por dois objetivos específicos: a) o que os estrategistas têm aprendido sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos? e b) como os estrategistas têm aprendido sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos?. A estratégia de investigação adotada foi o estudo qualitativo de caso único. A organização estudada está situada na região Metropolitana de Recife. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, documentos e observação. Na primeira fase da investigação sete gestores foram entrevistados a fim de identificar a rotina a ser estudada, sendo a rotina de controle de qualidade dos produtos selecionada. Desses, apenas os quatro gestores diretamente envolvidos na execução da rotina estudada participaram da segunda fase da investigação. A análise dos dados compreendeu a descrição e interpretação dos dados, para tanto foi utilizado o método da comparação constante para a formação de categorias que respondessem aos objetivos do estudo. Concluiu-se que os conteúdos de aprendizagem adquiridos pelos gestores sobre a rotina de controle de qualidade dos produtos foram: ter disciplina, apoiar subordinados e registrar informações. Quanto aos meios de aprendizagem, chegou-se a conclusão de que os gestores aprenderam sobre a rotina estudada refletindo e buscando informações. Este estudo contribui para o enriquecimento do debate sobre a aprendizagem de estrategistas ao utilizar conceitos desenvolvidos por Dewey (1959, 2010), em um contexto educacional, para compreender o fenômeno da aprendizagem em uma realidade empresarial.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10995
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARIA LUCIANA DE ALMEIDA.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons