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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10985
Título: Competências dos professores e comprometimento docente e discente na EAD online: o caso do curso de Administração Pública da Universidade de Pernambuco
Autor(es): Firmo, Luciene Alencar
Palavras-chave: Competências; Competências Profissionais Docentes; Comprometimento Organizacional; Comprometimento docente; Comprometimento Discente; Educação a Distância online
Data do documento: 15-Mar-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FIRMO, Luciene Alencar. Competência dos professores e comprometimento docente e discente na EAD online: o caso do curso de Administração Pública da Universidade de Pernambuco. Recife, 2013. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Administração, 2013.
Resumo: O cenário atual de ensino abre discussão sobre a necessidade de romper paradigmas da educação presencial e a buscar novos caminhos e modelos de aprendizagem que devem ser priorizados pelos professores que atuam nessa modalidade. Mendonça et al (2012) propõem um Modelo de Competências Profissionais do Professor do Ensino Superior, integrando um conjunto de saberes específicos. No que se refere ao comprometimento, diante da perspectiva de que o processo de aprendizagem é uma ligação da relação entre o professor e o aluno, a presente pesquisa se propôs a compreender também comprometimento do aluno e do professor com disciplinas ofertadas. Tendo em vista o contexto e as categorias de análises abordadas, foi realizada uma adaptação do modelo que pauta a EICCO para essa perspectiva. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar como se relacionam as competências dos professores e o nível de comprometimento de docentes e discentes, com as disciplinas no curso de Administração Pública da UPE, no contexto da EAD online. No que se refere aos aspectos metodológicos, optou-se pela abordagem qualitativa na coleta e na análise dos dados. Para fins da coleta de dados dessa pesquisa, foi adotada a entrevista semi-estruturada, feita com 10 professores e 9 alunos, a análise de documentos e a observação não participante. Como técnica de coleta de análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os principais achados apontam que é possível traçar relações entre os construtos estudados. Do grupo de 21 (vinte e uma) competências docentes identificadas para atuar na EAD online, foram identificadas pelos professores e alunos, um grupo menor de 11 (onze) competências, que podem influenciar o comprometimento desses sujeitos, sendo que com mais ênfase no comprometimento do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10985
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

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