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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10967
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Fernando Diniz | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Amanda Rafaelly Casé | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T19:43:18Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T19:43:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-01 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Amanda Rafaelly Casé. Monumentalidade e Tradição Clássica: a obra pública de Acácio Gil Borsoi. Dissertação em Projeto de Arquitetura e Cidade no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, MDU/UFPE, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10967 | - |
dc.description.abstract | O trabalho explora as repercussões na arquitetura de Acácio Gil Borsoi de um tema fundamental no debate nacional e internacional do pós-guerra: a busca por uma nova monumentalidade capaz de responder aos anseios por símbolos de vida comunitária. O Brasil se consagrou na crítica internacional com um dos edifícios precursores no desafio de uma arquitetura monumental, o Ministério de Educação e Saúde do Rio de Janeiro. Em seu projeto arquitetônico, tinha o compromisso de representação pública e monumental, que foi apresentada por meio de dois artifícios, a utilização de princípios arquitetônicos prototípicos imanentes, como os greco-romanos, e o desejo de alcançar a nova monumentalidade. Configurou-se assim, a fórmula da monumentalidade brasileira: composição modernista e princípios clássicos como definidores da imagem pública. O objetivo geral dessa pesquisa foi estudar por meio da obra pública de Acácio Gil Borsoi a permanência da Monumentalidade, clássica e moderna, na Arquitetura Moderna Brasileira. Os objetos de estudo consistem nos edifícios públicos do arquiteto, construídos entre os anos 1972 a 1993, foram o Palácio da Justiça de Teresina (1972), o Ministério da Fazenda de Fortaleza (1975), a Assembleia Legislativa do Piauí (1984) e o Centro Administrativo de Uberlândia (1990), edifícios que sintetizaram a preocupação com o civismo e com a representatividade da comunidade na obra de Borsoi. Primeiramente o estudo dedicou-se ao conhecimento dos tipos de edifícios públicos a fim de compreender a existência de elementos prototípicos. Depois os edifícios foram estudados sobre a óptica da monumentalidade clássica, pelos princípios clássicos citados por Vitruvius e da nova monumentalidade, nos escritos Sigfried Giedion, o qual alertou para a necessidade de a arquitetura moderna dar respostas às necessidades de conjuntos monumentais que representassem a organização da vida cívica. A partir disso, as obras foram analisadas pelos seus caracteres monumentais clássicos e modernos permitindo a compreensão da permanência da monumentalidade na arquitetura moderna brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Monumentalidade | pt_BR |
dc.subject | Tradição Clássica | pt_BR |
dc.subject | Acácio Gil Borsoi | pt_BR |
dc.subject | edifício público | pt_BR |
dc.title | Monumentalidade e Tradição Clássica: a obra pública de Acácio Gil Borsoi | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Amanda Rafaelly Casé Monteiro (2).pdf | 7,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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