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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10967

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Fernando Diniz -
dc.contributor.authorMonteiro, Amanda Rafaelly Casé-
dc.date.accessioned2015-03-05T19:43:18Z-
dc.date.available2015-03-05T19:43:18Z-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Amanda Rafaelly Casé. Monumentalidade e Tradição Clássica: a obra pública de Acácio Gil Borsoi. Dissertação em Projeto de Arquitetura e Cidade no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, MDU/UFPE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10967-
dc.description.abstractO trabalho explora as repercussões na arquitetura de Acácio Gil Borsoi de um tema fundamental no debate nacional e internacional do pós-guerra: a busca por uma nova monumentalidade capaz de responder aos anseios por símbolos de vida comunitária. O Brasil se consagrou na crítica internacional com um dos edifícios precursores no desafio de uma arquitetura monumental, o Ministério de Educação e Saúde do Rio de Janeiro. Em seu projeto arquitetônico, tinha o compromisso de representação pública e monumental, que foi apresentada por meio de dois artifícios, a utilização de princípios arquitetônicos prototípicos imanentes, como os greco-romanos, e o desejo de alcançar a nova monumentalidade. Configurou-se assim, a fórmula da monumentalidade brasileira: composição modernista e princípios clássicos como definidores da imagem pública. O objetivo geral dessa pesquisa foi estudar por meio da obra pública de Acácio Gil Borsoi a permanência da Monumentalidade, clássica e moderna, na Arquitetura Moderna Brasileira. Os objetos de estudo consistem nos edifícios públicos do arquiteto, construídos entre os anos 1972 a 1993, foram o Palácio da Justiça de Teresina (1972), o Ministério da Fazenda de Fortaleza (1975), a Assembleia Legislativa do Piauí (1984) e o Centro Administrativo de Uberlândia (1990), edifícios que sintetizaram a preocupação com o civismo e com a representatividade da comunidade na obra de Borsoi. Primeiramente o estudo dedicou-se ao conhecimento dos tipos de edifícios públicos a fim de compreender a existência de elementos prototípicos. Depois os edifícios foram estudados sobre a óptica da monumentalidade clássica, pelos princípios clássicos citados por Vitruvius e da nova monumentalidade, nos escritos Sigfried Giedion, o qual alertou para a necessidade de a arquitetura moderna dar respostas às necessidades de conjuntos monumentais que representassem a organização da vida cívica. A partir disso, as obras foram analisadas pelos seus caracteres monumentais clássicos e modernos permitindo a compreensão da permanência da monumentalidade na arquitetura moderna brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonumentalidadept_BR
dc.subjectTradição Clássicapt_BR
dc.subjectAcácio Gil Borsoipt_BR
dc.subjectedifício públicopt_BR
dc.titleMonumentalidade e Tradição Clássica: a obra pública de Acácio Gil Borsoipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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