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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10963

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Título: Condicionantes e impactos do consumo responsável entre estudantes universitários pernambucanos
Autor(es): SANTOS, Jouberte Maria Leandro
Palavras-chave: Consumo Responsável Moral; Consumo Responsável Esclarecido; Consumo Irresponsável; Consumo (economia); Comportamento do consumidor; Sociedade de consumo
Data do documento: 26-Fev-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Jouberte Maria Leandro. Condicionantes e impactos do consumo responsável em estudantes universitários pernambucanos. Recife, 2013. 152 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013..
Abstract: O final do século XX apontou um conjunto de problemas com os quais a sociedade deve se preocupar. Novos modelos de desenvolvimento considerados mais sustentáveis estão sendo propostos na tentativa de conciliar o desenvolvimento econômico e o meio ambiente natural e social. Questionam-se cada vez mais o papel do ser humano para a sustentabilidade do planeta - seja como cidadão, como membro de uma organização, ou como consumidor (SANTOS, 2007, p. 1). Diante deste cenário de investimento em sustentabilidade por parte das empresas, Governos e ONGs e também do aumento do número de consumidores preocupados com as questões socioambientais e as consequências de seu consumo é oportuno questionar sobre os condicionantes deste tipo de consumo responsável. Deste modo este trabalho buscou saber como determinadas características psicológicas e socioculturais atuam na produção, em maior ou menor grau, do consumo socialmente responsável de estudantes universitários do Recife/PE. Para tanto foram investigados 136 estudantes universitários no ano de 2012, cujos resultados foram tratados por métodos estatísticos variados. Os resultados indicam haver uma influência positiva da consciência socioambiental nas atitudes em relação ao consumo responsável. Constatou-se a existência de correlações positivas de valores morais, personalidade, QI, Hipercultura, atitudes e decisões sobre o consumo e nível de informação sobre os problemas socioambientais. Verificou-se ainda que as variáveis estudadas agrupam-se formando três tipos de comportamento de consumo: Consumo Responsável Moral, Consumo Responsável Esclarecido e Consumo Irresponsável. Ao final do trabalho são discutidos os resultados alcançados, bem como implicações gerenciais, limitações e sugestões para pesquisas futuras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10963
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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