Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10948
Title: Sistema de indicadores de sustentabilidade para o turismo: aplicação de uma abordagem participativa em Porto de Galinhas, PE
Authors: SANTOS, Jaqueline Guimarães
Keywords: Desenvolvimento Sustentável;Indicadores de Sustentabilidade;Turismo;Atores Sociais;Porto de Galinhas, PE
Issue Date: 25-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Jaqueline Guimarães. Sistema de indicadores de sustentabilidade para o turismo: aplicação de uma abordagem participativa em Porto de Galinhas, PE . Recife, 2013. 219 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
Abstract: A temática do desenvolvimento sustentável tem despertado o interesse de vários pesquisadores estudarem sobre este tema. Considerado como um desafio, o alcance do desenvolvimento sustentável é tido como uma alternativa plausível para que a sociedade atual satisfaça suas necessidades sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Para tanto, faz-se necessário que as atividades desenvolvidas em uma dada localidade possam atender aos princípios da sustentabilidade, isto é, manter o equilíbrio e equidade entre as dimensões social, ambiental e econômica, além do engajamento dos diversos atores sociais para planejamento e execução de ações que possam contribuir para tal alcance. Neste contexto, destaca-se o turismo como uma atividade que impacta positivamente e negativamente a localidade que a desenvolve. Assim, apontam-se os sistemas de indicadores de sustentabilidade do turismo como ferramentas importantes e capazes de disponibilizar informações essenciais que possam contribuir para contextualização e compreensão da atividade de modo a direcionar os esforços para o alcance do turismo sustentável. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objetivo geral analisar o nível de sustentabilidade das atividades turísticas desenvolvidas em Porto de Galinhas – PE, a partir da aplicação de uma abordagem participativa entre os principais atores sociais envolvidos com tais atividades. Para tanto, foi utilizada a metodologia proposta por Hanai (2009), o SISDTur, com a participação do trade turístico do destino. A pesquisa se caracteriza como multimétodos e um estudo de caso realizado em Porto de Galinhas. A coleta de dados se deu a partir de aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise documental e observações não participantes. Os principais resultados apontam que as atividades turísticas desenvolvidas em Porto de Galinhas precisam ser reorganizadas, uma vez que a maioria das dimensões analisadas (ambiental, social, cultural, econômica, turística e institucional) apresentou resultados desfavoráveis à sustentabilidade. Percebeu-se que, expressivamente, os indicadores mantiveram-se insustentáveis, sendo incipientes os que foram classificados como sustentáveis, estes pertencentes, principalmente, à dimensão econômica. Assim sendo, o nível de sustentabilidade da atividade turística de Porto de Galinhas foi classificado como insustentável. Algumas medidas foram apontadas para mitigar os problemas encontrados, conforme exposto nas análises de cada dimensão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10948
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Jaqueline Guimarães Santos.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons