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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10898
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Título : | Empatia, competência social : um estudo das relações entre resiliência, fatores de risco e proteção de crianças em situação de risco |
Autor : | Santana, Laila Barbosa de |
Palabras clave : | Resiliência; fatores de proteção; risco; empatia; competência social |
Fecha de publicación : | 31-ene-2014 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTANA, L.B. (2014). Empatia, Competência social: um estudo das relações entre resiliência, fatores de risco e proteção de crianças em situação de risco. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil. |
Resumen : | Diversos infantes se encontram em contextos de risco e stress, o que pode comprometer o seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo. Contudo, estudos salientam também que algumas crianças expostas às adversidades não apresentam comprometimentos em seu desenvolvimento (Cecconello, 1999). Com isso, nota-se que muitos infantes conseguem vivenciar estas situações, e desenvolvem algumas capacidades como os processos de resiliência. Outro ponto relevante, é que pesquisas destacam a possibilidade da empatia e competência social (Cecconello & Koller, 2000) agirem como fatores protetivos e influenciadores do desenvolvimento da resiliência. Sendo assim, considerando a relevância de tal tema e partindo do pressuposto que a empatia e competência social podem ser consideradas como fatores protetivos e influenciadores no desenvolvimento da resiliência é que, a presente dissertação teve como objetivo principal investigar as relações existentes entre os fatores protetivos (a empatia, a competência social), os de riscos e stress como influenciadores do desenvolvimento do processo da resiliência em crianças que vivenciam situações de riscos/stress. Tendo como objetivos específicos, verificar se a relação dos fatores protetivos, e adversos podem ser influenciado pela idade, sexo, escolaridade das crianças. Para contemplar tais objetivos a pesquisa teve como participantes cento e onze crianças, do sexo masculino (48%) e do sexo feminino (63%), com idades de 07 a 10 anos (M=8,33; d.p=1,123) de uma escola do município de Juazeiro-Ba. De modo geral, para investigar tal temática, utilizou-se um breve questionário para coletar os dados sócio-demográficos dos participantes. Para investigar a competência social, usou-se o Teste das Histórias Incompletas (adaptado por Mondell & Tyler, 1981) alpha de Cronbach (α= 0,50). No intuito de verificar as situações de stress, foi usado o Inventário de Eventos Estressores na Adolescência, IEEA (adaptado para crianças por Kristensen, Dell‟Aglio & LeonD‟Incao, 2004) com alpha de Cronbach (α = 0,92). Para verificar a empatia foi utilizado a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes, desenvolvida por Bryant (1982) e adaptada por Koller et al, (2001). E para analisar a resiliência foi usada a escala original RSA (a versão adaptada para uso com crianças). Em relação aos resultados, observou-se a presença de correlações positivas entre o componente confiança (da competência social) e as dimensões da resiliência. No que concerne à empatia, não foi verificado influências significativas desse construto em relação à resiliência. Alguns fatores estressores tiveram correlações significativas como, o fator estressor social que correlacionou positivamente com todas as variáveis referentes à resiliência. E o estressor escolar que correlacionou negativamente com as dimensões da resiliência. Por fim, esse trabalho pode suscitar dados para a realização de outras pesquisas, contribuído para os estudos teórico-metodológicos-interventivos da resiliência, e das crianças em situações de risco. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10898 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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