Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10897
Título: Uma proposta baseada em features para a etapa de lances e negociação de um pregão eletrônico: uma abordagem com agentes inteligentes
Autor(es): SANTOS, Henrique Cezar da Silva
Palavras-chave: e-Procurement; Pregão Eletrônico; Agentes Inteligentes; ComprasNet; Compras públicas
Data do documento: 15-Jul-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Henrique Cezar da Silva. Uma proposta baseada em features para a etapa de lances e negociação de um pregão eletrônico: uma abordagem com agentes inteligentes. Recife, 2013. 178 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Administração, 2013.
Resumo: Esta pesquisa, de natureza explicativa, teve como objetivo identificar e representar o conhecimento, por meio de features, sobre as características de um agente inteligente que poderá ser utilizado na etapa lances e negociação do processo eletrônico de compras públicas (e-Procurement), a partir dos agentes humanos e das propriedades institucionais associadas às instituições públicas brasileiras. Para validar o estudo, foram adotadas a triangulação entre diferentes sujeitos e diversas fontes de dados, além da análise de domínio e da análise do modelo proposto com um especialista de negócios que atua no pregão eletrônico. O modelo proposto representa as características de um agente inteligente necessárias para apoiar o pregoeiro na negociação em um pregão eletrônico, objetivando chegar ao preço ideal, ou seja, o preço compreendido entre valores estimados e inexequíveis. Assim, conclui-se que o modelo proposto, se for implementado corretamente, contribuirá para diminuir a despesa do Estado a partir de uma mudança no ComprasNet, que passaria de um sistema de processamento de transação - SPT para um sistema especialista - SE. Por último, os resultados desta pesquisa podem ser utilizados para alertar os gestores sobre as dificuldades encontradas no e-Procurement público, e, objetivam a solução dos problemas e a manutenção dos benefícios alcançados pelas instituições públicas com a implementação do sistema ComprasNet, utilizando, para isso, agentes inteligentes, por meio da abordagem baseada em regras de negócios, no pregão eletrônico brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10897
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO HENRIQUE CEZAR DA SILVA SANTOS.pdf990,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons