Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10877
Título: Fatores Críticos de Sucesso das Iniciativas de BPM no Setor Público
Autor(es): SANTOS, Hígor Ricardo Monteiro
Palavras-chave: Gestão de Processos de Negócio; Fatores Críticos de Sucesso; Setor Público; BPM; FCS; Iniciativas de BPM
Data do documento: Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Gustavo Henrique Tavares. Metodologia para seleção de características e do conjunto de treinamento para previsão de séries temporais. Recife, 2012. 79 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Informática, Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, 2012.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar iniciativas de Gestão de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) no setor público com a proposta de identificar fatores que são críticos para o seu sucesso. O contexto é definido por organizações públicas brasileiras que possuem iniciativas de BPM. A motivação deste trabalho designa-se pelos altos índices de falhas na indústria e pela baixa investigação empírica no contexto público sobre os fatores críticos de sucesso. As particularidades e o crescente interesse do setor público por iniciativas de BPM também contribuíram para a motivação. Caracterizada como uma pesquisa empírica, esta dissertação utilizou procedimentos que focaram em coletar dados em organizações a fim de gerar conhecimento a partir deles e alcançar os objetivos da pesquisa. Dessa forma, foram realizados dois estudos de casos múltiplos, um questionário de avaliação e por fim uma discussão com especialistas. Nos estudos de caso, participaram das entrevistas 31 profissionais de seis organizações que desempenhavam papéis de patrocinadores, líderes, analistas de processos, clientes internos e consultores externos nas iniciativas estudadas. O questionário obteve um total de 50 respostas significativas e a discussão contou com 5 especialistas. A partir da análise dos dados coletados, foi possível obter um conjunto de Fatores Críticos de Sucesso (FCS) em iniciativas de BPM focado no setor público. O ambiente estudado confirmou muitos dos FCS descritos na literatura atual. No entanto, como resultado principal, esse ambiente de governo permitiu encontrar novos fatores que não estão evidenciados na literatura, mas que merecem bastante atenção ao conduzir uma iniciativa de BPM em organizações públicas. Além desse resultado, a pesquisa também definiu, através de sugestões de especialistas, estratégias com a finalidade de gerenciar cada fator crítico encontrado. Como principal limitação, deve-se observar que o número de organizações pesquisadas não permite que os resultados sejam generalizados para todas as organizações públicas brasileiras. Como conclusão, deve-se ressaltar que esta dissertação contribui para preencher a lacuna existente na literatura para os fatores críticos de sucesso em iniciativas de BPM no setor público, e serve como base para novos estudos empíricos nesta área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10877
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Hígor Monteiro.pdf2,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons