Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10858
Título: Valores humanos básicos e representações sociais perante o direito à liberdade religiosa: uma visão sobre imigrantes árabes no Brasil
Autor(es): Taissun, Amin Seba
Palavras-chave: Valores Humanos Básicos; Representações Sociais; Liberdade religiosa; Árabes no Brasil
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A presente pesquisa pretendeu uma investigação psicológica acerca do direito de liberdade religiosa entre imigrantes árabes, seus descendentes e entre pessoas sem relação direta com a cultura árabe no Brasil. A pesquisa fundamentou-se em três teorias principais: (a) os valores humanos básicos, de Shalom Schwartz; (b) o desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg, em diálogo com Jean Piaget e Lev Semenovitch Vigotsky; e (c) as representações sociais de Sèrge Moscovici e Willem Doise. O objetivo principal da pesquisa foi medir, exploratoriamente, eventuais variações dos valores humanos, especialmente no que se refere à sua ordem de importância para determinar as atitudes. Num segundo momento, pretendeu-se a observação e a análise das representações sociais que fazem esses imigrantes e pessoas sem origem árabe, relativamente a outras pessoas que professem religiões diversas das suas. Os dados coletados foram analisados estatisticamente conforme a teoria das facetas para, ao final, verificar as hipóteses de variação dos valores em função do tempo de permanência no Brasil e em função da idade de imigração. Utilizando-se de uma metodologia exploratória e confirmatória, e a partir das análises estatísticas, foi possível inferir que os achados sugeriram, em alguns casos, modificações dos valores e, por conseqüência, das atitudes, do comportamento social e das representações perante o direito de liberdade de profissão de credo e culto, tido juridicamente como internacional e universal. Pretendeu-se, ainda, uma vertente qualitativa na pesquisa a partir de entrevistas com líderes religiosos das comunidades árabes no Brasil. Todos os achados, interpretados à luz dos referenciais teóricos, propõem novas pesquisas sobre o tema, com o intuito de melhor harmonizar as relações sociais, especialmente nas searas da própria psicologia, da sociologia, da antropologia, da política e do direito, este com foco nos aspectos de (i)legitimidade das cartas regionais de direitos humanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10858
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO AMIN SEBA TAISSUN.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.