Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10834
Título: Ereignis e temporalidade no pensamento do jovem Heidegger
Autor(es): Melo, Tássia Sobreira Honório de
Palavras-chave: Ereignis; Fenomenologia hermenêutica; Facticidade; Significância; Temporalidade
Data do documento: 31-Jan-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Melo, Tássia Sobreira Honório de. Ereignis e temporalidade no pensamento do jovem Heidegger.Recife,2014.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Pós-Graduação em Filosofia, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo trazer à compreensão o sentido e função do conceito de Ereignis no pensamento do jovem Heidegger. O referido conceito será investigado a partir de sua primeira elaboração, desenvolvida no curso de pós-guerra intitulado “A ideia da Filosofia e o problema da visão de mundo”1, lecionado no semestre de inverno de 1919 na Universidade de Friburgo. Em seguida, outras obras do período da juventude do filósofo serão investigadas, visando uma determinação do sentido e função do conceito de Ereignis, com o objetivo de mostrar que existe um encadeamento entre este termo e outras ideias e definições relevantes para o desenvolvimento da pesquisa filosófica heideggeriana posterior. Acreditamos, portanto, que o conceito de Ereignis possui um papel germinal para a elaboração do pensamento do jovem Heidegger e que seu sentido foi desenvolvido em certos pontos elementares para a construção de uma investigação hermenêutico-fenomenológica adequada para atingir filosoficamente o ser da vida humana em seus elementos basilares. Seguimos e analisamos, o caminho de pensamento do jovem Heidegger, procurando investigar a maneira pela qual se dá a relação entre os principais termos trabalhados no período da juventude do filósofo e o conceito de Ereignis. Trabalhamos no mapeamento do sentido do conceito em questão, tendo em vista a sua função no escopo da estrutura da vida fática. Analisamos o nexo particular e relevante entre o conceito de Ereignis e a indicação formal enquanto modo de acesso apropriado à estrutura da vida humana, e investigamos a conexão fundamental entre o conceito de Ereignis e a temporalidade originária do Dasein.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10834
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Filosofia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tássia Sobreira Honório de Melo.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.