Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10833
Título: Análise dos Indicadores de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative nas lavanderias de jeans da cidade de Toritama no Polo Têxtil do Agreste Pernambucano
Autor(es): Tutillo, José Alexander Benavides
Palavras-chave: Global reporting initiative; Sustentabilidade; Responsabilidade social corporativa; Polo têxtil
Data do documento: 2-Abr-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TUTILLO, José Alexander Benavides. Análise dos indicadores de sustentabilidade da Global Reporting Initiative nas lavanderias de jeans da cidade de Toritama no polo têxtil do Agreste Pernambucano. Recife, 2012. 113 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2012..
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os indicadores de sustentabilidade da Global Reporting Initiative nas empresas do setor de lavanderia de jeans na cidade de Toritama a fim de que as informações obtidas possam auxiliar outras empresas do setor a descobrir oportunidades de Desenvolvimento Sustentável e transformá-las em vantagem competitiva. Foi realizado um levantamento bibliográfico apresentando a evolução da Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade assim como as normas, certificações e iniciativas voluntárias no contexto mundial e brasileiro que estão ligadas a estes conceitos. Em seguida, foi apresentada a estrutura da Global Reporting Initiative assim como as características do setor de estudo. Posteriormente, a partir dos dados coletados com um questionário tomando como referência o número mínimo de indicadores GRI para publicação de relatórios de sustentabilidade em treze empresas que participaram da pesquisa, foram identificadas as principais limitações que as empresas entrevistadas enfrentam na implementação de estratégias sustentáveis, bem como os resultados que as mesmas esperam ao implantar estas estratégias. Observou-se também que, embora exista desconhecimento do termo sustentabilidade, algumas práticas relativas a desenvolvimento sustentável têm sido adotadas por várias organizações, como por exemplo, o controle de materiais usados no processo produtivo, de emissões atmosféricas produzidas pelas operações e controle de descarte de água dos processos de lavanderia e tinturaria, assim como o controle de investimentos e gastos em proteção ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10833
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. José Alexander Benavides Tutillo.pdf4,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons