Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10797
Título: Análise de resistência ao cisalhamento em peças de seções circulares vazadas utilizando a teoria do campo de compressão modificada.
Autor(es): Queiroz Junior, Francinaldo de Oliveira
Palavras-chave: Seção Circular Vazada; Resistência ao Cisalhamento; Teoria do Campo de Compressão Modificada
Data do documento: 29-Ago-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: QUEIROZ JUNIOR, Francinaldo de Oliveira. Análise de resistência ao cisalhamento em peças de seções circulares vazadas utilizando a teoria do campo de compressão modificada. Recife, 2014. 83 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, 2014.
Resumo: Peças de concreto armado com seções transversais circulares vazadas são usadas com muita frequência na engenharia. Em Recife, particularmente, o número de edificações com mais de 30 pavimentos tem apresentado crescimento notável; Muitas dessas edificações são projetadas sobre fundações de estacas circulares vazadas. Os elementos estruturais dessas edificações devem transmitir, de forma segura, momentos, carregamentos axiais e esforços cortantes para as suas fundações. Desta forma, com o aumento da altura das edificações, ocorre também o aumento dos esforços cisalhantes que são transmitidos para suas fundações. Por outro lado, estes elementos vazados são mais críticos em relação ao cisalhamento devido ao seu núcleo vazio. As normas e diretrizes para avaliação da resistência ao cisalhamento de peças com tais seções transversais são praticamente não existentes, e a maioria dos requisitos das normas existentes, dentre elas a NBR 6118, foram baseados em modelos de cisalhamento para seções retangulares. Este estudo buscou avaliar, de forma comparativa, a resistência ao cisalhamento de peças com seções transversais circulares vazadas, obtidas de ensaios experimentais encontrados na literatura, com valores calculados utilizando a Teoria do Campo de Compressão Modificada através da norma canadense (CSA A23.3-04). Ao final, foi proposto, baseado nas normas existentes e nos dados experimentais, parâmetros para avaliação da altura útil, d, e largura efetiva, bw, a serem sugeridos para a NBR 6118, de forma a possibilitar o calculo das forças cortantes resistentes em peças com seções circulares vazadas, e ao mesmo tempo garantir que cada resistência calculada seja menor que a obtida experimentalmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10797
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Francinaldo Junior.pdf3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons