Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10782
Título: [De]codificando a comunicação de uma organização criativa: um estudo de caso no CESAR
Autor(es): Nascimento, Ana Aragão da Cunha Lima e
Palavras-chave: Comunicação nas organizações; Economia do conhecimento; Teoria da codificação; Comunicação Organizacional; Economia Criativa; Modelo Codificação/Decodificação
Data do documento: 18-Dez-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: Este trabalho focou a problemática da comunicação organizacional no contexto da Economia Criativa. Para tal, se debruçou no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), uma das mais antigas e maiores empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em atuação no Recife. O objetivo da pesquisa foi entender como ocorrem os processos de codificação e decodificação da comunicação no âmbito da organização estudada. O marco teórico que guiou o trabalho foi o Modelo Codificação/Decodificação, de Stuart Hall, que afirma que a comunicação é uma sucessão de momentos distintos e articulados entre si. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso instrumental. Os dados foram coletados por meio de observações não participantes; entrevistas etnográficas com colaboradores e em profundidade com os gerentes; e documentos de cunho editorial da organização, tendo sido escrutinados por meio de Análise de Discurso. Os resultados revelam que o CESAR, embora use a comunicação via canais formais e estruturados, enfatiza a comunicação face a face como o principal canal de comunicação. As análises apontam que o canal oral, representado pela comunicação face a face, cria laços de relacionamento e confiança, estabelecendo um lastro que permite a decodificação dos discursos com o código previsto pelo codificador da mensagem. Isto permite uma reflexão sobre a importância da construção de relacionamentos no âmbito da organização, fazendo com que a força de trabalho compreenda e se aproprie dos objetivos estratégicos e do discurso organizacional. Com base nisto, serão apresentadas reflexões a cerca do conhecimento sobre a prática de gestão da Comunicação Organizacional, bem como limitações e desdobramentos da pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10782
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Aragão Lima e Nascimento.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons