Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10753
Title: Proposta de representação gráfica de dados da geodiversidade utilizando cartografia temática e tecnologias da geoinformação
Authors: BORGES, Utaiguara da Nóbrega
Keywords: Geodiversidade;Geoconservação;Geoprocessamento
Issue Date: 31-Jan-2013
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BORGES, Utaiguara da Nóbrega. Proposta de representação gráfica de dados da geodiversidade utilizando cartografia temática e tecnologias da geoinformação. Recife, 2013. 187 f. Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Tecnologia e Geociências, Programa de Pós-graduação em Geociências, 2013.
Abstract: A Geodiversidade consiste na variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos que resultam na origem e evolução das paisagens, rochas, minerais e solos, suportes para a vida na Terra. Geoconservação trata da proteção desses elementos. Nesse contexto, esse trabalho visa contribuir com instrumentos que envolvam elementos da geodiversidade e tecnologias de tratamento de dados georreferenciados, nos estudos de conservação do patrimônio geológico. Os métodos de avaliação para quantificar a geodiversidade carecem de representação cartográfica. Esses valores são representados em tabelas e gráficos convencionais (p. ex. barra, pizza, linhas), dificultando a leitura rápida, objetiva e comparativa. Neste trabalho apresentamos um método para a representação gráfica destes dados, utilizando geoprocessamento e cartografia temática. Foi aplicado um método de representação cartográfica, símbolos proporcionais, para representação dos valores absolutos, e de interpolação de dados, denominado Kernel onde são representadas as variações de densidade, por unidade de área, em escala de cor. Como campo de experimento adotamos uma Área de Preservação Ambiental, APA das onças, município de São João do Tigrre, Estado da Paraíba. Foram inventariados e quantificados 14 geossítios, que serviram de base para esta pesquisa. Foram gerados mapas temáticos representando os valores quantificados (p. ex. mapas de valor cultural e econômico). Estes mapas permitem a visualização espacial, favorecendo a interpretação direta dos vários aspectos da geodiversidade. Este método inovador no estudo do patrimônio geológico representa um avanço no que concerne a inventariação e quantificação dos elementos da geodiversidade, podendo ser utilizado de forma rápida e eficiente na definição de estratégias de geoconservação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10753
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Geociências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Utaiguara da Nóbrega Borges.pdf8.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons