Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10751

Compartilhe esta página

Título: Logística e Inovação: estudo comparativo dos canais de distribuição e o papel da inovação logística para um pequeno e um grande produtor de uva de mesa da Região do Vale do São Francisco.
Autor(es): Oliveira, Danillo Rodrigues Silva Bento
Palavras-chave: Canais de Distribuição; Inovação Logística; Uva de mesa; Vale do São Francisco
Data do documento: 1-Fev-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento. Logística e inovação: estudo comparativo dos canais de distribuição e o papel da inovação logística para um pequeno e um grande produtor de uva de mesa da região do Vale do São Francisco. Recife, 2012. 83 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Engenharia de Produção, 2012.
Abstract: O Vale do São Francisco desponta como importante fronteira agrícola no Brasil, com destaque para a fruticultura, em especial a produção de uvas de mesa tanto para a exportação como para mercado interno. Assim, o entendimento dos aspectos logísticos relacionados ao setor torna-se essencial para o desenvolvimento da complexa cadeia produtiva da fruta. O atual cenário empresarial, no qual novos padrões de competitividade foram estabelecidos, tem forçado as empresas a procurarem novas formas de atuação para sobreviver no mercado. Entre as inúmeras formas, destacam-se aquelas que privilegiam o desenvolvimento de inovações tecnológicas e o estabelecimento de relações de cooperação entre diversos parceiros. Observa-se que as possibilidades de inovação podem estar relacionadas a outras variáveis, que não o produto e processo. Dessa forma o estudo da Inovação Logística se justifica pela própria definição e necessidade. Perante este contexto, neste trabalho foi investigado como estão estruturados os Canais de Distribuição e o processo de inovação tecnológica ligado à Logística através de estudos de caso em duas empresas de pequeno e grande porte da região. Apesar de representar um trabalho preliminar, alguns caminhos observados na pesquisa demonstram o quanto a inovação e gerenciamento logístico podem ser fatores diferenciadores para a competitividade das empresas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10751
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRSBO.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons