Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10739
Título: Bloqueios e possibilidades para o surgimento de espaços inovativos periféricos: o caso do setor leiteiro na região de Garanhuns/ Pernambuco
Autor(es): Correia, Ericê
Palavras-chave: Região; Inovação; Periferia; Leite; Garanhuns/Pernambuco
Data do documento: 31-Jan-2012
Citação: CORREIA, Ericê Bezerra. Bloqueios e possibilidades para o surgimento de espaços inovativos periféricos: o caso do setor leiteiro na região de Garanhuns/Pernambuco . Recife, 2012. 184 f. : Tese (doutorado) - UFPE, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2012..
Resumo: Esta tese reflete a preocupação com a questão do desenvolvimento regional e local, a partir da perspectiva da existência de um processo inovativo (novas formas de atua- ção) nas atividades tecnológicas desenvolvidas em regiões periféricas. Assim, tomase como referência para a pesquisa a região de Garanhuns/Pernambuco e quinze municípios do seu entorno, considerada periférica na produção de leite na realidade do Brasil. Vale ressaltar que esse conceber Garanhuns/Pernambuco, como “região periférica”, na produção do leite, se dá diante dos resultados de baixa produção e produtividade, comparados a região nordeste e com os maiores centros produtores de leite no Brasil, não obstante ser uma atividade econômica de vital importância para o desenvolvimento local e regional. Preocupa-se em verificar o contexto de uma região e áreas, consideradas “periféricas”, analisando o desenvolvimento local, através da aplicação da inovação tecnológica. Considera-se, também, nessa tese o conceito de “regiões periféricas”, como sendo locais que receberam pouco ou nenhum investimento para o desenvolvimento tecnológico, além de que apresentam baixos índices de desenvolvimento sócio-econômico (nível de escolaridade, IDH, renda per capta, índice de industrialização, comércio exterior, consumo interno, entre outros).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10739
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Geografia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE DOUTORADO novo.pdf4,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons