Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10644
Título: Na trilha da ecologia política : a construção da barragem de Pirapama e a Associação Vanguarda Ecológica no município do Cabo de Santo Agostinho
Autor(es): GOMES, Cícera Maria dos Santos
Palavras-chave: Espaço; Ecologia Política; SUAPE; Movimento dos Atingidos por Barragens; Água; Cotidiano; Gênero
Data do documento: 15-Mar-2012
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GOMES, Cícera Maria dos Santos. Na trilha da ecologia política: a construção da barragem de Pirapama e a Associação Vanguarda Ecológica no município do Cabo de Santo Agostinho. Recife, 2012. 252 folhas Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco. CCSA, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, 2012.
Resumo: O estudo da temática ambiental, das necessidades de equilíbrio do metabolismo socioambiental e das ações do homem ante a natureza justifica-se pela importância de identificar as formas de utilização dos recursos naturais e os impactos desses usos para as pessoas e a natureza. Assim, nesta tese analisa-se os impactos socioambientais sofridos pela população outrora residente na área da barragem de Pirapama, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, em particular, um grupo de moradores, pequenos produtores rurais, que ocupam hoje outra área no município. Busca-se identificar as formas de organização utilizadas para ter acesso aos bens e serviços públicos, as mudanças no seu cotidiano decorrentes do deslocamento e a (re)construção de sua sociabilidade hídrica e espacial numa perspectiva de gênero. Estas questões vão ser desenvolvidas supondo-se que o modo de produção capitalista determina como ocorre o uso dos recursos naturais, mantendo as características de depreciação, desigualdade e exploração socioambientais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10644
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Serviço Social

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese deposito final 2.pdf3,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons